header top bar

Fernando Caldeira

section content

Remédio amargo, mas necessário

07/08/2009 às 18h57

Por Fernando Caldeira

Vivemos, sem dúvida, um tempo de vacas magras, como popularmente se diz quando o dinheiro está curto. A novidade deste momento é que, desta feita, o curral todo foi atingido pela magreza de suas reses.

Antes, as vacas magras existiam apenas nos currais do povão. Era dele o tempo ruim. Agora não. Agora até Estados e Municípios vivem tempos de vacas magras. Os currais todos estão atingidos.

E talvez fosse pelo ineditismo de que também a Fazenda Pública se veja hoje atingida pela crise econômica, que se estranhe medidas tomadas pelos diversos administradores neste país, na tentativa de enfrentá-la ou, pelo menos, minimizar seus efeitos sobre suas gestões. Mas não é!

Na verdade estranham-se os remédios prescritos contra a crise porque são amargos. E só é amargo aquilo que tem-se que tomar. Ou, em outras palavras minha gente, há gemidos, choros e ranger de dentes por aqueles para os quais as doses dos amargos remédios foram ministradas. E é normal que assim ajam. Afinal, quem gosta de amarguras?

Mas é bom que se diga que elas são hoje indispensáveis a qualquer administração pública que queira subsistir a estes tempos menos generosos em termos econômico-financeiros. Sem essas medidas impopulares, verdadeiros remédios amargos, amargar-se-á, num breve futuro, não mais a impopularidade pelas medidas ontem tomadas, mas a impopularidade pela ingovernabilidade, fruto da fraqueza e da covardia de não tê-las tomado.

Assim, ou os prefeitos cortam gastos em suas administrações, e isso obviamente traz desconfortos, reconhecemos, ou não terão mais, em curtíssimo espaço de tempo, o que administrar. Ou priorizam-se os gastos financeiros com o que é essencial, tipo pagamento em dia dos efetivos, dos fornecedores, ruas limpas e iluminadas, postos de saúde funcionando plenamente e escolas abertas sem faltar merenda escolar, ou o caos se instalará.

Porque com as constantes quedas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), maior fatia do bolo orçamentário de qualquer prefeitura do interior do Nordeste, não há como os municípios se manterem senão cortando os supérfluos, tipo diárias, gratificações, etc… .

O administrador que tomar as medidas urgentes e necessárias, apesar de amargas e impopulares, terá uma chance de em breve retomar a normalidade da administração pública, posto que uma crise não dura para sempre.
Em contrapartida, aquele que tergiversar nesta hora difícil e preferir o caminho aparentemente menos espinhoso, podem ter certeza, estará dando passos largos para o precipício administrativo, vez que não conseguirá manter os supérfluos e muito menos suprir o essencial.
Saber governar é também saber a hora de negar, abrindo espaços para num futuro conceder.

S O L T A S
*A postura como administrador legislativo e como político do Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Marcos Barros (PSDB), sem dúvida o credencia para novos vôos em 2012.

*A assessoria do Governador José Maranhão precisa informá-lo certo das coisas. A doação do terreno em que se está construindo o novo aeroporto de Cajazeiras foi feita pelo médico cajazeirense José Maria, residente em São Paulo.

*Uma fonte muito bem informada e séria nos confidenciou ter ouvido do ex-pref. Carlos Antônio (Cajazeiras), que sua esposa, Dra. Denise Oliveira será candidata a deputada estadual no ano que vem!

*Em Sousa o Prefeito Fábio Tayrone (PSDB) está negociando a folha de pagamento dos servidores com um banco e o negócio deve render 2 milhões de reais aproximadamente à Prefeitura. Boa idéia em tempos de crise com atualmente.

*O Presidente da Assembléia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB) é nome forte para disputar mandato de deputado federal em 2010.

* Como Idarticléia, Crispim, Abreu, Anchieta, entre outros, Valderez Henrique também é herói anônimo na vitória de Léo Abreu.

*O ex-prefeito Antônio Vituriano de Abreu (PMDB) é o entrevistado deste domingo do Trem das Onze (www.fernandocaldeira.com.br).

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: