header top bar

José Antonio

section content

Renascem as esperanças para a Educação e o Ensino na Paraíba?

27/01/2023 às 20h09

Coluna de José Antonio - foto do novo secretário de educação da Paraíba: Antonio Roberto Araújo Sousa - imagem: divulgação

Por José Antonio – Em, 27 de agosto de 2015, escrevi um artigo sobre os avanços educacionais na cidade cearense de Brejo Santo, terra do atual Ministro da Educação, Camilo Santana e do recém-nomeado Secretário de Educação da Paraíba Antonio Roberto Araújo Sousa.

Quais as razões do governador João Azevedo “importar” do Ceará o professor de matemática, Antonio Araújo, para comandar uma das mais importantes pastas do seu governo? Ele fazia parte, como gestor de regionais de educação, do mais bem situado sistema de ensino do Nordeste e do Brasil e por ter um livre acesso ao Ministro Camilo? Não importa de onde venha, o que vale é ter uma pessoa competente para fazer crescerem os números avaliativos da nossa educação.

Será que vamos conseguir, neste governo, o que em 2015, os moradores de Brejo Santo, município do Ceará, comemoraram a primeira edição do prêmio prefeito nota 10 na área de educação e fez uma festa para celebrar o aniversario de 125 anos de emanciparão e a entrega de brinquedos e materiais didáticos, no valor de 200 mil reais, que foram comprados com o valor do prêmio?

Naquela data, disse um cidadão: “Em meio a tantas notícias que nos desencantam, é possível acreditar em destaque positivo, numa região esquecida, sofrida e desigual como o nordeste brasileiro, numa cidade cearense a 521 quilômetros de Fortaleza, onde a renda por habitante é 70% menor do que a média nacional?” Esta é realmente uma noticia de que é possível sonhar que existem pessoas que se envolvem com a educação como um instrumento de crescimento humano.

A cidade de Brejo Santo, localizada aos pés da Chapada do Araripe, com pouco menos de 50.000 habitantes, foi destaque na imprensa nacional no mês de abril de 2015, ao ser avaliado como o município brasileiro com melhor gestão na educação.  Sua rede municipal de ensino obteve o melhor desempenho na “Prova Brasil”, exame federal que avalia estudantes do 5º ao 9º anos do ensino público e que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ministério da Educação.

O que levou o município a ganhar este prêmio? Os responsáveis pela conquista dizem: “Fazer todo dia o que precisa ser feito, É o simples com disciplina. Aula todos os dias no horário certo; professores dentro da sala de aula; os 11.771 estudantes do município recebendo e fazendo o dever de casa; presença dos alunos cuidadosamente acompanhada; professores avaliados e dependendo dos resultados substituídos ou remanejados para funções administrativas”

“Com os melhores mestres em sala de aula, a edilidade aumentou-lhes o salário, estabelecendo o piso inicial, em 2015, de R$ 2.673,00 diante do salário mínimo de R$ 1.917,78 fixado pelo Ministério da Educação”. O município teve 71% dos alunos das séries iniciais e 45% dos das séries finais com bom desempenho.

O mais importante neste município é que todas as escolas têm padrão de qualidade próximo uma da outra, não foi só uma escola avaliada, foram todas e foi por esta razão que o prêmio foi conquistado.

Dois importantes pontos foram inseridos nesta luta por uma educação melhor: bons professores e salários diferenciados. Professores que não acompanham as metas são retirados das salas de aula, além de incluir programas de ensino, mecanismos para escolher diretores, professores, estágio probatório, calendário e regimento escolar, carreiras, incentivos, mecanismos de supervisão etc. Criadas as normas, cabe assegurar que sejam implementadas pelos diretores. Isso significa implantar sistemas eficazes de gestão.

Será que o nosso novo secretário de educação vai conquistar tantos avanços? Como professor, acredito que um dia teremos em Cajazeiras e em nossa aguerrida Paraíba, escolas melhores do que as que ganharam o prêmio no município de Brejo Santo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: