header top bar

José Ronildo

section content

Renovação

31/07/2020 às 10h29

Coluna de José Ronildo

Analistas políticas não acreditam que teremos uma grande renovação na Câmara Municipal de Cajazeiras a partir das eleições deste ano.

Evidente que algumas caras novas, certamente teremos, afinal duas vagas estarão abertas, em função da decisão de Alysson Lira (Neguin), que tinha reeleição garantindo, no caso, o terceiro mandato, de não disputar e do jovem Eudomar Filho, que também decidiu não pleitear um novo mandato.

Duas decisões surpreendentes, mas que aconteceram. Nos últimos tempos tivemos algumas caras novas no parlamento municipal, fazendo com que ocorrer um percentual, mesmo que pequeno, de renovação, a exemplo de João da Coca, do próprio Eudomar Filho. Roselânio Lopes já tinha tido a oportunidade de assumir um período quando era suplente.
A grande surpresa foi a não reeleição de Nilsinho, detentor de vários mandatos e que estava na presidência da Câmara, além de Antonio Galego que também não obteve êxito. No entendimento de alguns analistas, faltam nomes novos e com liderança e dinheiro, por isso, provavelmente teremos poucas mudanças.

Nos bastidores, algumas pessoas afirmam que alguns vereadores não voltam e apontam os motivos, entretanto, temos que aguardar o resultado das urnas. Apontam, inclusive, quem “dança” em cada partido que vão apresentar candidatos a vereador, em número de seis.

O cidadania deverá eleger o maior número de vereadores, até porque conta com nomes fortes para a disputa, mas alguém deve sobrar na curva, dizem.

Pelo Cidadania, estarão na disputa, Léa Silva, Lindemberg, Alysson Voz e Violão, Marcos Barros, Kleber Lima, Roselânio, Moacir, que já são vereadores, juntamente com nomes novos, a exemplo de Chico do Compressor, além de Antonio Galego.

O PSB apresenta nomes como os vereadores, Delzinho, Jucinério, Rivelino, João da Coca e nomes novos, como o da radialista Márcia Rejane, que segundo se comenta terá o apoio do grupo do Aí, liderado pelo deputado Jeová Campos.

Estão na disputa pelo PP, os vereadores Eriberto Maciel e Neto da Vila Nova, ao lado dos suplentes, Ninha, Serafim, Cléo Moura, Raelza e da professora Marta.

Também tem os partidos que vão apresentar lideranças com menor potencial de voto, a exemplo de suplentes de vereador, candidatos nas eleições passadas e lideranças comunitárias e de classe, como é o caso do PSC, que se juntam para se tornar fortes, apesar de algumas baixas observadas em relação a disputa passada.

Por esse partido, aparecem nomes como Chico Bianor, Dim do Som, Elinoelza, Raimundinho, Coleguinha, Totonho Moto Táxi e Pastor Genildo. Quem será reeleito e quem vai sobrar na curva. E os nomes novos?

O grupo político do prefeito José Aldemir, desta vez também apresentará duas chapas com candidatos pequenos. Eles estão abrigados no PSDB, e apresenta nomes como Ivanildo Dunga, que já foi vereador, eleito pelo grupo dos pequenos, mas não conseguiu à reeleição, e nomes como Sargento Orlando, Velasques, Valdemar, Moises Barroso e João do Pulo.

Tem também o PSL, que conta com nomes como o do Sargento Enéas, que vai tentar novamente uma cadeira na Câmara Municipal e o da radialista Gorete Videres, além do PT, que contará com nomes como o do professor José Maria e da professora e sindicalista, Betinha.

Rápidas
*Segundo se comenta, Chico Mendes, se reeleito, vai ficar menos de dois anos na condição de prefeito de São José de Piranhas.Ele deve renunciar para disputar um mandato de deputado estadual.

*O deputado estadual, Jeová Campos fez questão de enfatizar, ao se pronunciar sobre o fato do deputado estadual, Júnior Araújo ter emplacada mais um nome no governo do Estado o trabalho realizado pelo ex-governador Ricardo Coutinho em Cajazeiras. Ele foi enfático ao afirmar que Marquinhos Campos vai ter com muito prazer, Ricardo Coutinho no seu palanque.

*Sávio Gomes foi nomeado como novo da 9ª Gerencia Regional do Governo do Estado, em Cajazeiras. O cargo estava vago desde o pedido de exoneração por parte da uiraunense, Amélia Fonseca, uma indicação de Maura Sobreira, ainda no governo de Ricardo. Foi mais uma indicação do deputado estadual, Júnior Araújo que continua com o prestígio em alta junto ao governador João Azevedo.

*Mais duas chapas foram formadas na região: O atual vice-prefeito de Poço Dantas, Mardônio será o companheiro de chapa de Itamar Moreira. Em Cachoeira dos Índios, para surpresa de todos, Bodinho abriu mão da cabeça de chapa para Têta Francisco e Júnior do Loteamento será o vice.

*O governo do Estado (João Azevêdo) por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Humano entregou mais uma remessa de destas básicas aos mototaxistas de Cajazeiras, afetados pela pandemia do novo coronavírus. O governo, por meio da Secretaria de Educação também está entregando as cestas básicas às famílias dos alunos matriculados na rede estadual de ensino.

*Após o rompimento entre o João Azevêdo e Ricardo Coutinho, ele começa a formar seu próprio bloco, inclusive com alianças com lideranças que antes estavam na oposição. Com isso já conseguiu mais dois deputados estaduais para sua base de sustentação na Assembleia: Raniery Paulino, do MDB e Eduardo Carneiro, do PRTB.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: