header top bar

José Ronildo

section content

Resultado das eleições

18/07/2022 às 08h20

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por José Ronildo

Com o apoio dos militares, o presidente Jair Bolsonaro quer forçar o Tribunal Superior Eleitoral a acolher as sugestões de sua equipe sobre o processo eleitoral antes da realização da votação.

Se isso não ocorrer, ele dá entender que não reconhecerá eventual resultado desfavorável, e, mais grave, que convocará o Exército para auditar o resultado final. Até agora, o Ministro da Defesa general Paulo Sérgio de Oliveira, e o general Braga Neto, candidato a vice-presidente, na chapa de Bolsonaro, mostram-se fechados com Bolsonaro nesse assunto.

O presidente Bolsonaro, após fazer uma campanha contra as urnas eletrônicas, afirmando que elas não são seguras e até fazendo afirmações dando conta de que na última campanha houve fraude, pois se não tivesse ocorrido, teria vencido logo no primeiro turno, o chefe da Nação chega a acusar o presidente do TSE, Edson Fachin de ter interesse na eleição do ex-presidente Lula.

Em uma recente reunião com seus ministros, o presidente chegou a dizer que só passará a faixa presidencial se Lula for declarado vencedor por qualquer outra instância, menos o TSE. “Se o Lula ganhar com voto contado em outro canto, eu entrego a faixa feliz e contente, disse.

O fato é que o ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas eleitorais, fato que não é reconhecido pelo presidente.

Revanche
A disputa eleitoral em alguns municípios da região em 2020 poderá se repetir em 2024. Seria a revanche. Em Bernardino Batista o prefeito Aldo Andrade deverá ter novamente como concorrente, o ex-vereador Marquinhos Gomes. Em Bom Jesus, a prefeita Denise Bayma deverá encarar de novo o jovem Diego Breno e em Poço de José de Moura a disputa deverá se repetir entre Paulo Braz e Luís Anacleto.

Volta
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino defendeu a volta do deputado federal Efraim Filho para a base do governador João Azevêdo. Para o parlamentar estadual, Efraim Filho teria mais chances de vencer a eleição estando aliado ao chefe do Poder Executivo estadual. A “pressão” em cima de Efraim aumentou após a desistência de Agnaldo Ribeiro em disputar o mandato de Senador na chapa do governador.

Antecipação
O prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins vem dando sequência à política de antecipação salarial dos servidores municipais do seu antecessor, Chico Mendes. O mês de Julho já foi depositado nas contas dos funcionários, com 23 dias de antecedência. Já o prefeito de Cajazeiras José Aldemir anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: