header top bar

José Ronildo

section content

Saldo positivo

05/05/2023 às 18h24

Coluna de José Ronildo (Foto: divulgação).

Por José Ronildo – Não resta dúvida que a passagem do médico José Aldemir pela Prefeitura de Cajazeiras tem sido altamente positiva, com obras e ações importantes, conseguidas junto aos governos estadual e federal, a exemplo do recapeamento asfáltico e asfaltamento de diversas ruas e avenidas, já que quando assumiu a malha asfáltica da cidade estava uma vergonha, especialmente a Pedro Moreno Gondim.

Outra ação importante que vai ficar para história foi a conquista do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), os apartamentos construídos com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, numa parceria com o município e a Unidade de Oncologia do Hospital Napoleão Laureano.

Outras ações merecem destaque, como a conclusão das unidades básicas de saúde paralisadas pela Operação Andaime e o CAPS ADIII na zona norte; a revitalização da Praça Nossa Senhora de Fátima; o Centro de Comercialização de Frutas; a pavimentação a paralelepípedos de dezenas de ruas, melhorando a vida de muita gente, além de um ousado projeto de abastecimento d’água na zona rural, com a implantação de três adutoras, com recursos da Funasa, e da revitalização do Canal da Travessa Joaquim Costa.

Ainda tem a construção de duas creches: uma na zona norte, com recursos federais e que está sendo concluída e outra na zona sul para iniciar, com dinheiro do governo do Estado. A escola de Divinópolis, como 12 salas de aula também deve ser inaugurada ainda no seu governo. A bora se arrasta desde 2018.

A secretária do Meio Ambiente anunciou dias atrás o fim do lixão, que será sem nenhuma dúvida um grande marco da gestão municipal. A gestão não conseguiu ainda implantar o Centro de Recuperação Animal, mas registra avanços com a conquista do Castramóvel que já fez a castração de cerca de 400 cães e gatos que vivem nas ruas, além de outros tantos, em uma clínica particular. Também não conseguiu a retirada das antenas do Cristo Rei para revitalizar o local.

Ainda poderíamos citar a urbanização do entorno do Açude Grande; alças norte e leste e um Centro de Convenções, mas o salto até aqui é extremamente positivo e com muitos avanços na infraestrutura, saúde e educação.

É verdade que não é fácil administrar Cajazeiras. O lençol é curto e se não trabalhar com planejamento e responsabilidade, termina o governo sem dinheiro para pagar os servidores efetivos, como aconteceu nas gestões de Carlos Antonio e Carlos Rafael. Quando chega o mês de outubro os contratados da saúde e educação são dispensados para poder pagar o 13º dos efetivos.

Vez por outra, recursos são retirados do FPM para pagamento de parcelamentos atrasados junto ao INSS e precatórios trabalhistas. Ainda tem os salários que não foram pagos no passado; o parcelamento do IPAM e a parte patronal do instituto e do INSS. Para tirar o nome do CAUC, o governo municipal assumiu mais uma dívida junto ao governo federal após ter contratado um escritório especializado, caso contrário, não teríamos os apartamentos e o asfalto, entre outras obras.

Os recursos da saúde são insuficientes e o gestor precisar tá correndo para Brasília com o pires na mão, inclusive, nos últimos meses, tem sido uma dificuldade tremenda para pagar o salário dos servidores, resultando em atrasos.

Para completar, ainda tem a pressão para que a administração realize Carnaval e Xamegão e com grandes atrações.

Fazendo falta

O deputado das águas Jeová Campos já está fazendo falta. Se estivesse no exercício do mandato certamente já teria ido ao Dnocs e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional cobrar a retomada das obras de modernização das comportas do Açude de Engenheiro Avidos. Cajazeiras infelizmente está órfão de representação em Brasília.

 Nomes

O deputado estadual Júnior Araújo deu uma demonstração de que não aceita o nome de Marquinhos Campos como opção dentro das oposições para disputa a Prefeitura. Em entrevista ele citou dois nomes do PSB como opções, o dele próprio e o do deputado Chico Mendes. Certamente entende o deputado que Chico é um nome mais competitivo e com mais estrutura para entrar na disputa, numa possível união com o seu grupo político.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: