header top bar

Radomécio Leite

section content

Sem fronteiras

25/02/2009 às 11h38

Cerca de três mil pessoas tem contratos de prestação de serviços de acesso à internet, em Cajazeiras, com provedores via radio. E é um serviço que a cada dia aumenta em nossa cidade e com tendência de crescimento de 20% do número de internautas, ainda este ano.

Tanto no centro, como em todos os bairros da cidade, existem inúmeras LAN HOUSE, que são lojas que alugam computadores conectados em rede que surgiram no fim da década de 80 na Coréia do Sul, onde ainda é uma verdadeira febre. A idéia foi a de criar um ambiente com vários PCs conectados em rede, onde fãs de games pudessem enfrentar adversários e postos nas máquinas vizinhas, mas o foco mudou e o conceito das LANS também. Hoje, a internet é o foco principal das casas.

Estas lojas que alugam computadores conectados em rede, que é um grande reduto de adolescentes, já atraem pessoas de todas as idades e sexos, e na sua maioria este pessoal já vai às casas para navegar pela internet: uns porque não possuem computador em casa, outros porque acham que usar as LANS fica mais barato do que comprar um micro e pagar um provedor e outros ainda porque estão somente de passagem pela cidade.

Já faz alguns anos que li nas páginas amarelas da Veja uma entrevista com Bill Gates e “profetizava” o que hoje já é uma realidade: “muito em breve iremos comprar um computador por 200 dólares” e a queda no preço destas máquinas vem concorrendo para aumentar, em muito, o contingente de aparelhos existente no País. Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas usam a internet, mas é necessário ressaltar que destes usuários da web, quase a metade (49%) ainda se conecta através das chamadas “Lan houses”, que se multiplicam nas periferias das grandes e também das pequenas cidades, nos povoados, em vilarejos e até na zona rural.

Hoje a internet é uma realidade do cotidiano internacional e que pode exercer decisiva participação no desenvolvimento das nações.
Não posso mais imaginar a edição do Gazeta sem o uso da internet e, talvez, afirmar que no mundo inteiro não haveria condições de editar um jornal impresso, com agilidade, sem utilizar esta extraordinária inovação tecnológica.

Na educação as mudanças proporcionadas pela informática vêm ocorrendo de maneira célere: lousa eletrônica escolar, áudio, vídeo, pesquisas na própria sala de aula, sem falarmos que nas bibliotecas estão instalando salas com vários computadores conectados a rede mundial de internet.
É moda nos dias atuais a realização de compras via internet e este volume de negócios já atinge um número expressivo de consumidores. E as transações bancárias? Estas sim, embora com um potencial de risco um pouco alto, está tendo uma aceitação incrível e esta cada vez maior. E quando houver uma segurança total e o número de fraudes for reduzida vai cada vez mais facilitar a vida dos que se utilizam do sistema bancário.

Esta é uma realidade irreversível e quanto mais ampla a participação dos usuários mais democrática ela se tornará. Os benefícios destas novas tecnologias precisam chegar à maioria do povo brasileiro e pouco a pouco ela vai chegando por aqui, nestes escovados de serra, no miolo do Sertão da Paraíba.

Partilha do poder

Em Cajazeiras, por afinidade partidária, quem deverá ditar as regras na partilha dos cargos públicos do Estado, com a chegada do governador José Maranhão III ao poder, será o ex-prefeito Antonio Vituriano de Abreu (PMDB). Léo Abreu (PSB) e Jeová Campos (PT) também deverão participar da nomeação de todos os cargos comissionados de Cajazeiras. Com a troca de “inquilino” do Palácio da Redenção o deputado estadual Jeová Campos fica mais do que fortalecido para uma candidatura a deputado federal e Antonio Vituriano para deputado estadual.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: