header top bar

Radomécio Leite

section content

Tempo de traição

08/12/2009 às 12h05

Por José Antonio

Quem se aventurasse a escrever um livro sobre a História Política de Cajazeiras abordando apenas o ângulo das traições que envolveram e envolvem o dia a dia da política local, não teria dificuldades em encontrar abundantes fontes. Ao longo dos últimos quarenta anos tem um vasto material produzido pelas principais lideranças, que nestas décadas, poucas mudanças foram efetivadas ou quase nada de novo surgiu no cenário político da cidade, em relação a renovações de agentes políticos.
E a nossa história está recheada de traições, que é considerada a mais cruel perfídia humana. Vale ressaltar que política e traição andam de braços dados e são tantas as que acontecem neste cenário, que trair deixou de ser vergonhoso. Trai-se igual a Judas: com um beijo ou como Brutus, com uma punhalada.

Diz um velho amigo meu, observador atento dos fatos políticos de nossa Cajazeiras, que se você quer saber até que grau de fidelidade e confiança um homem pode ter lhe dê o poder. Esta é a mais pura verdade, cristalina, vigorosa. Os homens mudam da água para o vinho quando ascendem ao poder e chegam a ficar irreconhecíveis.

José Pires Braga, conhecido entre nós como Pibral, foi o mais fiel servidor público da prefeitura de Cajazeiras e que conhecia mais do que todos dos bastidores e das entranhas do poder em nosso município e costumava dizer uma frase que ficou muito conhecida, com relação ao trato dos políticos com o povo: “prometem como sem falta e faltam como sem dúvida”.

O jogo político quando envolve falta de caráter, negociatas e interesses inconfessáveis é uma seara bem adubada para a traição. Quem confia na palavra de um político? Quem acredita em suas promessas? Quem acredita em acordos para serem cumpridos “nas próximas eleições”? Qual foi dos nossos políticos que não traiu e foi traído?

Mas precisamos ressaltar que no meio deste turbilhão de traições, em Cajazeiras, aconteceram fatos, na composição de um grupo, baseados em princípios éticos e com defesa de ideais, de postulados partindo dos princípios de lealdade e fidelidade, que não chegou a acontecer traições mais importantes e que pudesse comprometer o projeto do grupo de chegar ao poder. Foi a exceção.

Estamos às vésperas de uma nova eleição e já podemos abrir nosso caderno para começar a anotar, com base na eleição passada, quantas e quais promessas de apoios serão cumpridas. Neste mundo de falsidades da política o caminhar é sempre numa trilha de profunda escuridão. Entre os candidatos quem vai trair e quem vai ser traído? E o eleitor? Este sim, deixa de ser traidor para se tornar um grande e vitorioso vingador.

Cariri Cearense – o Governo do Estado do Ceará entregou ao povo do Cariri a conclusão da primeira etapa das obras do trem que ligará Juazeiro do Norte ao Crato, com 13,6 quilômetros. As duas locomotivas, com ar condicionado,vão transportar cinco mil passageiros por dia. Os trens foram fabricados no município de Barbalha e são os primeiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. Quando será que os nossos políticos vão ter a visão de que o trem ainda é o meio de transporte mais barato e que melhor atende aos mais pobres? Lembram da nossa linha de trem que o governo da Revolução nos “arrancou”, em 1964? Quando será que voltaremos a ter trem de passageiros novamente? É um sonho!

Lena Guimarães – A Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba, jornalista Lena Guimarães, cajazeirense da gema, me informou que o projeto da Estação de Passageiros do Aeroporto Regional de Cajazeiras é a “coisa mais linda”. Disse-me ainda que o governador Maranhão está no firme propósito de resgatar a antiga linha aérea que tínhamos. Cajazeiras e seus filhos ficam imensamente gratos e felizes e sonha com a reconquista.

Confraternização Natalina
– Uma inovação. Este ano a Confraternização Natalina do governo do estado com a imprensa do Sertão será realizada em Cajazeiras, neste dia cinco, sábado. Antes era na capital do estado e poucos tinham oportunidade de comparecerem ao evento. A Secretária Lena Guimarães, ao tomar esta iniciativa, prestigia a sua terra e seus profissionais da imprensa.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: