header top bar

José Ronildo

section content

Transporte aéreo

26/02/2024 às 19h20

Coluna de José Ronildo - Imagem ilustrativa (reprodução/Pixabay)

Por José Ronildo – Após momentos difíceis por conta da pandemia do nova corona vírus para todos os setores da segmentos, a economia foi retomada com força total nos últimos anos. O mundo parou completamente durante dois anos.

Um dos setores mais afetados foi o do transporte aéreo. Ninguém podia viajar, aglomerar, circular. Só após os primeiros meses, conhecendo melhor o novo vírus e as formas de evitar a transmissão, como o uso de máscaras, foi que as pessoas começaram a circular, mas de maneira restrita. Mesmo assim, muita gente foi entubada e morreu, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde.

Com a chegada da vacinação e o fim da pandemia, a economia mundial e brasileira começou a ser retomada de forma gradativa. As pessoas voltaram a viajar para o exterior para fazer turismo, como o religioso e viajar dentro do próprio País, especialmente para se aglomerar novamente nas festas de carnaval e juninas, por exemplo.

O transporte aéreo voltou com força total, aumentando o número de voos, inclusive, como continua acontecendo, como observamos agora no Aeroporto de Juazeiro do Norte, que após ser ampliado ganhou um novo voo para Brasília e aeronaves com capacidade para um número maior de passageiros começaram a pousar.

A Azul teve a brilhante iniciativa de levar esses passageiros dos grandes centros, especialmente das capitais para o destino final, no caso, os que residem no interior, inclusive, em estados do Nordeste, como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e mais recentemente, Paraíba, numa parceria com os governos estaduais. A empresa utiliza um avião de pequeno porte, o Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Cajazeiras se preparou pra isso quando se articulou, classe política e sociedade civil organizada, especialmente a classe empresarial, com a lutar para construção do Aeroporto Pedro Vieira Moreira, com balizamento noturno e sua homologação junto à ANAC.

O fato é que o transporte aéreo se popularizou nos últimos anos, possibilitando a população que antes só tinha o ônibus como opção pudesse viajar de avião, inclusive, com as facilidades de pagamento que são oferecidas.

Nas últimas décadas houve uma migração muito grande de pessoas e até famílias do interior do Nordeste para grandes centros, como São Paulo em busca de trabalho e melhores condições de vida, e por conta disso passou a existir um fluxo de passageiros muito grande. São pessoas que vêm para a região de Cajazeiras, por exemplo, para visitar familiares ou passear, além dos que continuam indo em busca de oportunidades, enfim, indo e vindo.

Antes, essas pessoas iam para São Paulo em paus de arara, fugindo a seca; depois, em ônibus, ficando dias e noites na estrada, apesar deles continuarem a existir e continuarem também atraindo e transportando passageiros, especialmente por conta dos preços mais acessíveis.

Deputado federal

O deputado estadual Júnior Araújo defende que a população de Cajazeiras valorize os políticos da terra na eleição de um representante para a Câmara Federal. “Chegou a hora de Cajazeiras ter um deputado federal comprometido com as causas da população”, afirmou o parlamentar.

Júnior Araújo disse que a aliança feita com o prefeito Zé Aldemir e a deputada Doutora Paula tem esse objetivo também, de fazer com que a cidade volte a ter um deputado federal. “Essa união política que fizemos foi para Cajazeiras ter um deputado federal genuinamente cajazeirense, que não venha só para levar votos, mas para trazer recursos e investimentos federais cobrados pela sociedade”.

Desistência?

Ficou claro que o médico Pablo Leitão deixou de lado sua pré-candidatura a prefeito de Cajazeiras, no momento em que celebrou uma aliança política com o grupo do deputado estadual Chico Mendes. Na coletiva de imprensa prestada pelo deputado estadual Chico Mendes convocada para que ele pudesse fazer uma avaliação do carnaval de Cajazeiras, ele disse que era o pré-candidato a prefeito do grupo e do governador e também não quis adiantar se Pablo será seu companheiro de chapa. Chico também reafirmou que não existe nenhum impedimento jurídico em relação à sua futura candidatura a prefeito de Cajazeiras.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: