Tudo dependerá da vontade política
Cajazeiras começa a dar sinais de que inicia um avançar no processo de busca da formalização de políticas públicas para os esportes e a minha euforia se manifesta com a criação do Conselho Municipal de Esportes e o Fundo Municipal de Esportes. Nas oportunidades que conversei com o Prefeito Léo Abreu, inclusive já falei sobre isso aqui mesmo neste espaço, ouvi e vi através deste, uma demonstração de interesse pela nossa “causa”. Mas, tudo dependerá da sua Secretaria de Esportes que deverá mostrar ao Prefeito Léo que os investimentos em projetos a serem realizados pela pasta, serão de grande valia para a população desta cidade.
Somente avançaremos se tivermos ações que possam fazer com que as políticas públicas sejam as determinantes do grande projeto central para a área dos esportes e das atividades físicas. Será de fundamental importância que a Secretaria de Esportes minimize de vez a idéia de “fazer campeonatos”, este não é o seu papel central e sim das Ligas e ou Associações Desportivas. Entendo que a Secretaria de Esportes deveria cumprir o papel de apoio aos campeonatos com a doação de materiais esportivos, se possível, de se responsabilizar financeiramente pelas arbitragens, algo assim.
Existem dois projetos que entendo como obrigatórios por parte do Governo Municipal através da Secretaria de Esportes, são: a criação de escolinhas para as crianças, jovens e adolescentes; e a realização de ações concretas para a melhoria da qualidade de vida da população através das atividades físicas. Infelizmente, Cajazeiras é a única cidade de porte mediano, acho, no mundo, que não tem um Ginásio de Esportes e nem uma área que se destine para as atividades físicas e de lazer da população. Vejam o caso do Estádio Higino Pires Ferreira que hoje é oficialmente o único espaço que o futebol amador tem para as suas competições.
Está lá, todos os dias, um cidadão, herói, chamado de Nêgo Dias que tira do sustento da sua família para investir em melhorias para o “velho” Higino Pires Ferreira. Sinceramente e honestamente falando, quando entro no estádio e vejo Nêgo Dias na sua labuta diária, sinto-me envergonhado de Cajazeiras, é muito sofrimento para apenas um abnegado. Cadê o poder Público Municipal? A Secretaria de Esportes? De Planejamento? O Estádio Higino Pires Ferreira é patrimônio e marco da nossa história. E ainda dizem que somos a “terra da cultura”. A mudança precisa acontecer a partir da “vontade política” dos nossos governantes. Continuo sonhando e acreditando em Léo até 2012.
Futsal em Cajazeiras
A Liga de Futsal já tem um novo presidente, Francisco Carlos Ferreira e como já sabemos que o homem é organizado. Ele já conseguiu que a Liga de Futsal já estivesse toda ela oficializada junto a Federação Paraibana de Futsal para a abertura do campeonato e na noite da última quinta feira, 04, foi iniciado o Campeonato de Futsal da cidade de Cajazeiras da temporada 2010. Neste momento, Carlos Ferreira já está estruturando juntamente com a Federação um curso para a formação de novos árbitros para Cajazeiras e região.
Conselho Municipal de Esportes
Muito sábia a decisão da Câmara Municipal de Cajazeiras em enviar a “quem de direito” para se manifestar quanto ao conteúdo oferecido no processo do Projeto que cria o Conselho Municipal de Esportes e o Fundo Municipal de Esportes de Cajazeiras enviada a Casa Otacílio Jurema pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras. Pois bem, caberá aos profissionais da Educação Física, aqui bem entendidos como professores de Educação Física um parecer técnico através da Associação do Professores de Educação Física de Cajazeiras sobre o referido projeto.
BOLA DENTRO
Para a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, e em dois tempos: recuperação do Ginásio Irmã Nirvanda e Projeto de Lei da criação do Conselho Municipal de Esportes Fundo Municipal de Esportes. Para Léo e CIA a NOTA é 10!
BOLA FORA
Para o Estádio Higino Pires Ferreira que não anda recebendo o devido merecimento e a devida atenção por parte das nossas autoridades. Nêgo Dias vai fazendo o impossível, sem apoio, mas vai. Para nós fica a tristeza e a NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário