header top bar

Padre Djacy

section content

Um ano de superações e decepções

10/01/2009 às 23h46

Um ano de superações e decepções

Dois mil e oito. 2008. De tristezas a alegrias, de sucessos a insucessos, do Paraibano a Copa Paraíba. Extremos – esse foi o ano de 2008. Começando no Campeonato Paraibano, uma competição que havia sido comandada pelos clubes sertanejos em 2007, onde o desafio para os “grandes” era se reafirmarem no cenário estadual. O Treze deu o pontapé inicial e parecia que faria por onde alcançar esse objetivo ao conquistar o primeiro-turno da competição. Pura ilusão. O Campinense, que havia sido derrotado na semifinal do turno inicial justamente pelo alvinegro, deu a volta por cima, conquistou o segundo-turno e ainda bateu seu maior rival na grande final.

Sendo assim, passaporte garantido pra Série C do Campeonato Brasileiro. Decepção mesmo foi o rebaixamento do Atlético Cajazeirense de Desportos o que retirou da cidade de Cajazeiras o direito de sediar jogos da elite do futebol paraibano. O Galo… Bem, o Galo. O resultado foi uma vergonha na Terceirona, sendo eliminado precocemente na primeira fase.

Já o Campinense fez diferente. Mas, com um apoio fundamental da sua torcida, bem expressado através de robustos números, os obstáculos foram ultrapassados, descrenças e críticas foram deixadas de lado e o sucesso acabou sendo apenas uma conseqüência de um trabalho bem feito – conquista da vaga pra sub sala da elite do futebol brasileiro em 2009. Em 2008, destaque também para as participações dos representantes da Paraíba na Copa do Brasil. O campeão estadual de 2007 o Nacional de Patos, teve como rival o Internacional de Porto Alegre. Já o Sousa teve um embate diante do Vitória da Bahia. Na segunda divisão do Campeonato Paraibano, o Paraíba, de Cajazeiras, e Internacional, de João Pessoa, surgiram do nada e, de uma hora pra outra, foram os principais atores nessa novela criada no futebol paraibano, onde a lei nunca é tão clara. Ou melhor, o seu cumprimento.

O maior fiasco do nosso futebol no ano que passou ficou por conta da realização de uma competição falida em princípios, empolgação e criatividade. A Copa Paraíba, um torneio que deu a segunda vaga à Paraíba em um campeonato profissional como a Copa do Brasil de 2009, acabou tendo um critério de inscrição de atletas, no mínimo, questionável, ao restringir o torneio a uma copa sub-21. Não por menos apontada e chamada por alguns meios de imprensa como a “Copinha”. Fora isso, o Nacional de Patos acabou sendo soberano na Copa, conquistou os dois turnos e se juntou ao Campinense na Copa do Brasil deste ano. Chega 2009 e com ele a fé e a esperança que a cidade de Cajazeiras possa voltar a integrar a elite do futebol paraibano com a volta do Trovão Azul Sertão nas domingueiras do Estádio o Perpetão o Colosso das Capoeiras.

Sousa vence e recebe elogios

O Sousa Esporte Clube, realizou na cidade de Apodi/RN mais um jogo amistoso, a equipe sorriso enfrentou o Potiguar de Mossoró, os paraibanos venceram os nortes-rio-grandenses por 2×0. Para o treinador Reginaldo Sousa, o jogo foi um grande teste para as duas equipes que se preparam para as competições oficiais dos seus estados, em especial para o Sousa que atuou fora dos seus domínios e se mostrou bastante seguro na atuação da noite desta terça-feira.

Amigão é Roubado pela quarta vez
O Estádio Ernani Satyro, “O Amigão” é especialmente atrativo, não só por sediar um dos maiores clássicos proporcionalmente falando do futebol no mundo (Campinense X Treze), ou por sua estrutura arquitetônica, mas por ser de “fácil acesso” para os “amigos do alheio”. Prova disto, é que em um período de menos de dois anos, houve furtos de cabos elétricos quatro vezes. Prestes a começar o Campeonato 2009, mais uma vez os cabos de energia foram roubados no início desta semana. O Gerente do local Emanuel Rocha, por várias vezes em entrevistas falando sobre o assunto, afirmou que durante a noite o Amigão fica “Entregue a Deus” porque não há vigilância nem iluminação, ficando aquela praça esportiva à mercê dos ladrões, que não encontram dificuldade alguma para praticar ações delituosas.

Na espera
Entendendo que o Prefeito Léo Abreu anda preocupado em resolver os inúmeros e urgentes problemas da cidade de Cajazeiras, a galera do Atlético Cajazeirense de Desportos está na espera do que virá a ser dito por Léo com relação ao apoio que será dado ao Trovão Azul do Sertão para as disputas da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano nesta temporada de 2009. Nunca é demais adiantar que esta competição será iniciada ao final do Primeiro Turno do Paraibano da Primeira Divisão. Pelo menos foi o que ficou definido quando da divulgação do calendário do futebol paraibano para este ano de 2009.

BOLA DENTRO
Para o Sousa Esporte Clube. O time ta sendo armado como manda o figurino e competência Reginaldo tem e de sobra para deixar o Dinossauro na ponta dos cascos. Desejo boa sorte para Aldeone e Cia. Parabéns e a NOTA É 10!

BOLA FORA

Para o “estado” de abandono que vive o Amigão em Campina Grande. Não se concebe que um patrimônio público seja roubado tanta e tantas vezes. Não tenho dúvidas que é “pura” incompetência. NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: