header top bar

José Antonio

section content

Uma conquista humanitária

17/01/2023 às 18h59 • atualizado em 17/01/2023 às 19h51

Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. (Foto: divulgação).

Por José Antonio

Recentemente perdi um grande amigo, que portador de um câncer, optou por não se submeter a um tratamento de quimioterapia, que poderia ser feito em João Pessoa, mas achava o mesmo que não valeria várias idas e vindas à capital do estado e faleceu sob intensos carinhos e cuidados da família.

A imprensa divulgou amplamente que poderemos ter em breve uma Unidade Avançada do Hospital Napoleão Laureano em nossa cidade, que é a principal instituição do Estado no tratamento de câncer. E as primeiras medidas foram tomadas para que este fato se torne uma realidade: a primeira foi uma reunião do prefeito de Cajazeiras com a diretoria do Hospital, onde um dos seus membros é o médico cajazeirense Marcílio Cartaxo, ocasião em que o chefe do executivo municipal se comprometeu em doar um terreno e acostou-se ao desafio a Reitora do Centro Universitário Santa Maria, Ana Goldfab, que se prontificou em construir esta unidade.

Logo após a reunião de João Pessoa, o prefeito Zé Aldemir já propôs e foi aceita uma reunião dos filiados da Associação dos Prefeitos da Região do Alto Piranhas, em número de 15, para mostrar o projeto e solicitar e empenho e o engajamento de todos os edis municipais para que este serviço seja o mais rápido possível instalado em nossa cidade.

Vejo, que não só o prefeito Zé Aldemir e a Reitora Ana, devem se envolver nesta luta, mas toda a Sociedade Civil Organizada, Clubes de Serviços, a Imprensa, os deputados estaduais da terra, os vereadores, as entidades de classes, Sindicatos e o povo têm o dever e a obrigação de se abraçarem e se unirem  com o objetivo de conquistar este importante e  extraordinário equipamento da área de saúde para a nossa cidade.

Em contato com o médico Marcílio Cartaxo, um dos entusiastas desta causa, me afirmou que este modelo de ampliação dos serviços hospitalares na área de tratamento de câncer, já existe em outros estados da federação e que a experiência é exitosa e é baseado neste formato que o de Cajazeiras será implantado.

Sinto que a cidade de Cajazeiras começou o ano de 2023 com o pé direito, porque está indo pelos caminhos da humanização na área de saúde e de acolhimento aos mais humildes e necessitados.

Tenho acompanhado o “sofrimento” de muitos amigos, incluindo familiares, que são obrigados a viajarem para outros centros em busca de aplicações de quimioterapia, que infelizmente, muitas das vezes acabam não dando certo.

Não tenho dados oficiais, mas deverão ser centenas de pessoas da Região do Alto Piranhas, algumas uma vez por mês, outras semanalmente, que necessitam de quimioterapia e se conquistarmos esta unidade, todas ficaram imensamente agradecidas e tem outro aspecto: vão diminuir as despesas das prefeituras, com transportes e acolhidas na capital.

Esta é uma luta que não deveremos esmorecer. Vamos em frente.

_____________________________________________________________________________

Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: