Vitória
Por José Ronildo
Na região do Alto Piranhas, no primeiro turno, o governador João Azevêdo ganhou em 13 municípios e perdeu apenas em dois: Monte Horebe e Joca Claudino. Veneziano venceu nessas duas cidades com o apoio dos prefeitos municipais.
Em Monte Horebe, Veneziano contava com o apoio do prefeito Marcos Eron que era um grande entusiasta de sua candidatura e coordenou sua campanha na região. Em Joca Claudino Veneziano foi apoiado pelo prefeito Rinaldo Cipriano. Ninguém sabe porque Rinaldo teve um posicionamento diferente dos demais prefeitos da região que fizeram opção por João alegando principalmente as ações do governo nos seus municípios, a exemplo de São João do Rio do Peixe e Triunfo.
O prefeito de Cachoeira dos Índios Allan Seixas apoiou Pedro Cunha Lima, entretanto não obteve êxito. Ele perdeu para João, apoiado por lideranças da oposição, como Bodinho, Têta e Quinha.
Já Pedro Cunha Lima perdeu em todos os municípios da região. O melhor desempenho de Pedro foi em Bernardino Batista, onde foi apoiado pela oposição liderada por Marquinhos Gomes e em Santa Helena, apoiado por Corrinha Félix. Nas três cidades (Cachoeira, Joca Claudino e Santa Helena), Pedro ficou em segundo lugar.
Agnaldo Ribeiro
Desta vez, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro realmente conseguiu uma ótima votação em Cajazeiras, um reconhecimento do eleitorado aos investimentos conseguidos para a cidade, a exemplo do CDI, apartamentos, asfalto, etc.
Também se observou um empenho maior por parte da militância do prefeito José Aldemir e da deputada Dra. Paula, no sentido de casar o voto. Aguinaldo obteve 8.491 votos (25,93%) sendo o mais votado no município com uma grande diferença para o segundo colocado.
Murilo
A votação de Murilo Galdino, 3.058 votos, apoiado pelo grupo político liderado pelo ex-prefeito Carlos Antônio e fazendo dobradinha com o deputado estadual Júnior Araújo também surpreendeu, afinal era um mero desconhecido e sem nenhum serviço prestado ao município.
Wilson Santiago, que mesmo sendo de Uiraúna não consegue se identificar como um nome da região, em Cajazeiras também foi bem votado com o apoio do grupo político liderado por Jeová Campos, Marquinhos e fazendo dobradinha com Chico Mendes. Ele obteve 3.009 votos.
Wellington Roberto apoiado pelo vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio; Adriano da Vila Nova e alguns amigos e familiares, obteve 1.619 votos; Cabo Gilberto Silva (PL), 1.432 votos e Luiz Couto (PT) 1.315 votos.
Bancada
A estreia de deputados LGBTQIA+, o aumento da chamada “bancada da bala” e a redução do grupo de parlamentares que defendem pautas da educação são algumas das mudanças na Câmara dos Deputados a partir do próximo ano. A frente parlamentar da segurança pública crescerá 35%, a da educação diminuirá. Dos atuais 20 integrantes da frente da educação na Câmara, 11 não foram reeleitos, incluindo o seu presidente, o deputado Israel Batista (PSB-DF).
Apoio
Não teve jeito, apesar dos apelos feitos pelos prefeitos de Triunfo, Espedito Filho e Luiz Claudino, de São João do Rio do Peixe, o ex-prefeito e ex-candidato a deputado estadual Airton Pires fechou com a candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo do Estado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário