header top bar

Radomécio Leite

section content

Vozes na Assembléia da Paraíba

19/09/2010 às 08h49

A cidade de Cajazeiras luta mais uma vez para conquistar espaços políticos a nível estadual na Assembléia Legislativa da Paraíba e tem dois nomes com possibilidades amplas de vitória: José Aldemir Meireles e Antonio Vituriano de Abreu.

José Aldemir já é deputado e foi nas últimas eleições o mais votado de seu partido: o Democrata e ao longo destes quatro anos procurou ampliar as suas bases eleitorais, além de ter feito um trabalho de corpo a corpo, o tempo todo, com o povo da Região do Alto Piranhas, principalmente dos mais necessitados e dos que buscavam solução de problemas na capital do estado e teve também uma atuação parlamentar exemplar.

José Aldemir conseguiu na capital do estado a adesão de uma filha do ex-deputado e ex-vice-governador do Estado, José Lacerda Neto, vereadora Larissa Lacerda, que pela sua militância poderá fazer com que os votos, da última eleição, nesta cidade, sejam duplicados. Em Cajazeira sua situação é bem melhor do que na eleição passada, já que a polarização entre o seu nome e o de Vituriano poderá fazer com que o eleitor se fixe entre os dois e ele possa repetir os quase dez mil votos da eleição passada. Não esqueçamos que na eleição de 2006, o sobrinho de Edme Tavares, Diego Tavares abocanhou mais de dois mil e quinhentos votos e este ano não temos um terceiro candidato com este potencial.

O médico Antonio Vituriano tem um currículo rico: já foi prefeito de Cajazeiras, deputado estadual e federal e atualmente tem um filho prefeito de Cajazeiras, que é o seu principal eleitor e é governo também a nível estadual, o que o faz detentor de uma boa fatia dos cargos a nível estadual em Cajazeiras.

Foi filiado ao PMDB e recentemente fez uma opção por um partido pequeno para fugir de um número grande de votos que teria de tirar para se eleger e migrou para o PSC, mas não deu certo sua estratégia, porque o seu ex-PMDB terminou por fazer uma coligação com o seu atual PSC.

A coligação “Paraíba Unida V” – PMDB – PSC, segundo o Tribunal Eleitoral tem 34 candidatos, sendo oito do PSC e 26 do PMDB. A pergunta que se faz é: quantos deputados esta coligação poderá eleger? O que se sabe na realidade é que entre estes 34 nomes têm alguns muito fortes e que já são deputados: Arnaldo Monteiro, Carlos Batinga, Guilherme Almeida, Expedito Pereira, Francisca Mota, Gervásio Maia, Trocólli Júnior, Iraê Lucena, Nivaldo Manoel, Olenka Maranhão, Ranieri Paulino. Nesta coligação ainda disputam: Wilson Braga, André Gadelha, Gilvan Freire.
Além destes 14, têm mais 20 outros que desconheço o seu potencial de votos: se são além, iguais ou menos que Vituriano.

Por um lado pode parecer difícil para Vituriano, mas por outro, este número de candidatos com um possível potencial forte de obter votos poderá prejudicá-lo, por outro ângulo isto o pode favorecer na montagem da legenda desta coligação que pode surpreender com a quantidade de candidatos que pode eleger, com a chamada “sobra de votos”, com isto colocaria Vituriano numa situação muito confortável e estamos torcendo para que Vituriano seja, entre os 14 nomes, um dos mais votados.

Tenho indagado a alguns militantes mais próximos de Vituriano qual a perspectiva total de votos nas várias cidades onde o mesmo está tendo apoios e alguns vislumbram entre 24 e 26, outros entre 27 e 30 e tem os acreditam em mais de 30 mil votos. O fato é que a militância tem sido muito forte e ele mesmo tem se desdobrado e acreditado que no final da jornada sairá vitorioso.

Estamos torcendo pela vitória dos dois porque quanto mais representantes tivermos na Assembléia Legislativa melhor será para a cidade de Cajazeiras.
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: