header top bar

section content

Hospitais cheios: População da cidade de Cajazeiras enfrenta forte surto de dengue, zika vírus e diarreia

Além da dengue e do zika vírus, que têm castigado os moradores da zona leste (Vila Nova, Jardim Oásis e Cristo Rei), há registros de muitos casos de diarreia

Por Diário do Sertão

07/03/2016 às 10h55 • atualizado em 07/03/2016 às 10h58

Epidemia de doenças em Cajazeiras causada por mosquitos e moscas

Os cajazeirenses têm sofrido muito, ultimamente, com o avanço de várias doenças, notadamente as que são causadas pelo mosquito Aedes aegypti, cujo índice de infestação é um dos maiores do Estado, conforme revelação dos próprios órgãos de saúde pública. Além da dengue e do zika vírus, que têm castigado principalmente os moradores da zona leste (Vila Nova, Jardim Oásis e Cristo Rei), há registros de muitos casos de diarréia, atingindo mais crianças e idosos.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) bateu todos os recordes de atendimento, nos últimos dias, com as pessoas acometidas dessas doenças buscando seus serviços. As outras duas casas de saúde: Hospital Regional e Hospital Universitário Júlio Bandeira também estão lotados de pacientes com esses problemas.

Nas emissoras de rádio, a população tem reclamado muito de deficiências nas unidades básicas de saúde, antigos PSFs, tanto de Cajazeiras como de outros municípios da região, o que tem refletido na lotação dos hospitais locais e da UPA.

Em Cajazeiras, o apelo maior da população é no sentido de se colocar em prática de ações mais eficazes de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. No Bairro Cristo Rei, por exemplo, poucas pessoas ainda não foram acometidas da dengue e do zica vírus, o que tem deixado muita gente preocupada.

Nesses bairros da zona leste de Cajazeiras e em outras partes da cidade, a população ainda convive com o problema dos terrenos baldios, que são transformados em verdadeiros lixões, contribuindo para a proliferação do Aedes e de outros insetos transmissores de doenças.

Do Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: