header top bar

section content

RC assina contrato de concessão de direito real de uso de terras das Várzeas de Sousa

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (9), o contrato que concede o direito real de uso das áreas em Sousa.

Por Diário do Sertão

10/05/2016 às 07h19 • atualizado em 10/05/2016 às 11h51

Governado Ricardo Coutinho beneficia moradores da cidade de Sousa

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (9), o contrato que concede o direito real de uso das áreas referentes ao Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (Pivas) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No dia 26 de abril deste ano, o governador sancionou a lei e agora fez a entrega das terras em uma solenidade no acampamento Emiliano Zapata, em Sousa. Cerca de 200 famílias de pequenos agricultores serão beneficiadas com lotes em 837 hectares de terras.

6Sousa_10_05Na ocasião, Ricardo falou da satisfação de poder ver o sonho do povo se transformando em realidade e ressaltou outras ações que o Governo do Estado fará para melhorar a qualidade de vida no local. “Deus me deu a oportunidade de resolver uma grande dificuldade dessa população: a falta de terra. Sei que é da terra que o agricultor tira sua dignidade. A conquista de hoje veio após muita luta, mas este é apenas o começo. Ainda queremos fazer uma escola aqui no assentamento para educar as crianças. Essa escola terá uma pedagogia diferenciada e será um espaço importante na construção do futuro deste povo. Nos próximos dias vou autorizar a licitação para a obra. E mais para frente também pretendo criar uma central de comercialização para facilitar o escoamento da produção”, ressaltou o governador.

O secretário de Agricultura Familiar, Lenildo Moraes, explicou que as famílias serão orientadas sobre a melhor forma de produzir e aproveitar a terra. “Vamos dar o apoio necessário e fazer o acompanhamento do uso dessas terras. Dessa forma, incentivaremos a produção consistente e vamos promover o crescimento da agricultura familiar nesta área”, observou.4Sousa_10_05

O superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, afirmou que o órgão está organizando toda a área e vai implementar ações que permitam o desenvolvimento da agricultora irrigada na região. “Hoje acontece o ato de entrega de mais de 830 hectares ao Incra para que assentemos cerca de 200 famílias. Essa é uma luta que se estende há anos. O Governo do Estado criou a lei que vai beneficiar estes agricultores e valorizar a produção nesse local. Estamos selecionando as famílias e, em breve, eles estarão produzindo aqui”, disse.

“Quero parabenizar a todos que reivindicaram e foram verdadeiros lutadores. Vocês merecem cada pedaço dessa terra. O Governo do Estado também está de parabéns por trazer a dignidade para este povo. Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento do homem do campo”, frisou o deputado estadual Frei Anastácio.

10Sousa_10_05O ex-prefeito de Sousa, Fábio Tayrone, participou da solenidade e agradeceu ao governador pelas ações feitas na cidade. “Hoje 200 famílias estão em festa porque terão o direito de plantar e colher nas suas terras. Isso aconteceu graças ao empenho desse Governo, que tem muitas obras no município de Sousa. Essa gestão olha por todas as cidades e pelos mais humildes”, destacou.

O representante da coordenação estadual do Movimento Sem Terra (MST), Gedeon Rodrigues, agradeceu ao Governo do Estado por promover o desenvolvimento dos agricultores da área. E enfatizou: “Para nós este momento é um avanço, porque esta terra hoje passa a ser das famílias que lutaram para ter esta conquista. Essa é uma das melhores áreas da Paraíba e vamos promover um grande crescimento nas Várzeas de Sousa. Os acampados, futuros assentados e todos do MST reconhecem a vitória que representa esse repasse para o Incra, dentro do processo de reforma agrária”.8Sousa_10_05

“Entreguei ao governador, com muito orgulho, uma cesta com produtos cultivados nesta terra. Estou muito feliz por ver o nosso sonho concretizado. O povo daqui merece essa vitória”, comentou o agricultor José Correia.

“Agradeço ao MST e ao governador por este grande presente que hoje recebemos. Estamos fazendo uma festa porque lutamos muito para este dia chegar. Agora é produzir e tirar nosso sustento dessas terras”, comemorou a agricultora Rosângela Rodrigues.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Recomendado pelo Google: