header top bar

section content

Debate sobre finanças municipais encerra Encontro de Administradores Tributários

O evento é realizado desde a última quarta-feira no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, em João Pessoa.

Por Priscila Belmont

04/08/2017 às 11h27

Encontro de Administradores Tributários

Os desafios para as Finanças Municipais na atual conjuntura e a integração fiscal nas três esferas de governo serão as palestras de encerramento do 1º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba (EAT-PB), nesta sexta-feira (4). O evento é realizado desde a última quarta-feira no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, em João Pessoa.

Cerca de 700 gestores entre prefeitos, gestores, auditores fiscais, secretários de finanças e receita, além de técnicos da gestão municipal se inscreveram no evento pioneiro no país, que aborda debates sobre a modernização da gestão fiscal, a integração das três esferas do Fisco no Estado da Paraíba e as alternativas para incrementar a receita própria das prefeituras.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), Jurandir Gurgel, vai abordar a temática sobre a conjuntura atual intitulada “Desafios para as Finanças Municipais frente ao cenário atual”, enquanto o secretário Executivo do Comitê Gestor de Integração Fiscal (CGIF), Marcelo de Albuquerque Lins, vai abordar o tema: “Integração Fiscal nas três esferas de governo”.

No fim da manhã desta sexta-feira, o evento será finalizado com a “Criação do Fórum Permanente Estadual de Administradores Tributários”, que vai garantir aos gestores públicos de todas as 223 prefeituras municipais, de forma opcional, um espaço de troca de experiência e de boas práticas em gestões tributárias, capacitação continuada e de ações modernizadoras na administração tributária.

“Os gestores participantes do evento já poderão aderir ao Fórum Permanente nesta sexta-feira. Esse Fórum tem como objetivo a cooperação entre os integrantes, a capacitação e a disseminação de boas práticas de gestão na área de administração tributária entre os membros. Não tenho dúvida de que essas gestões municipais vão modernizar a sua máquina e administração tributária e, assim, trazerem melhoria à sociedade paraibana”, apontou o delegado da Receita Federal do Brasil em João Pessoa, Marialvo Laureano.

Organização do evento – Iniciativa pioneira no país, o 1º EAT-PB é organizado pela Secretaria de Estado da Receita, Receita Federal do Brasil (Delegacia de João Pessoa), e as Prefeituras Municipais de João Pessoa e de Cabedelo. O evento conta ainda com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB); Sebrae-PB; Federação das Associações de municípios da Paraíba (Famup) e da Escola de Administração Fazendária (ESAF).

Secom

Recomendado pelo Google: