header top bar

section content

Maratona Universitária vai premiar estudantes com viagem

As inscrições para o desafio, que acontecerá de 05 a 08 na Feira do Empreendedor em Patos, foram prorrogadas até hoje, 2.

Por Priscila Belmont

02/10/2017 às 18h49

Feira do Empreendedor em Patos

O Sebrae Paraíba realiza, de 5 a 8 de outubro, durante a Feira do Empreendedor PB, em Patos, a Maratona Universitária. Um desafio que estimula os estudantes de graduação a resolver problemas estéticos, econômicos, sociais, ambientais, observados no cotidiano das pessoas da região e comprometem o bem estar da sociedade como um todo. As inscrições foram prorrogadas até hoje (2) e podem ser feitas no site www.feiradoempreendedorpb.com.br.

Além da experiência de desenvolver soluções para questões reais que prejudicam o dia a dia das pessoas, os estudantes vão concorrer a uma viagem para realizar uma missão técnica em evento nacional de empreendedorismo, com todas as despesas pagas, além de mochila, pen drive de 32 gb para cada membro da equipe vencedora e certificação. Para os segundos colocados serão entregues a mochila, pen drive e certificação e os terceiros lugares receberão a mochila e a certificação.

Humara Medeiros, gerente de Educação Empreendedora do Sebrae PB, destacou que a viagem tem foco no conhecimento e no desenvolvimento dos estudantes enquanto profissionais. Além disso, os estudantes poderão incluir esta certificação nos seus currículos e perfis no Linkedin, a rede social que mais promove network profissional no mundo. “Os participantes também têm muito mais chances de se sair bem em entrevistas de emprego, pela experiência e confiança que adquirem, e pelo desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe”, complementa Medeiros.

O diferencial desta Maratona é a metodologia que estimula a criatividade e a autonomia dos participantes para a construção de projetos de empreendedorismo social. De acordo com Humara Medeiros, a aplicação de “ferramentas como Design Thinking e o Quadro Modelo de Negócios/Canvas, vão facilitar o desenvolvimento dos projetos a partir de estratégias visuais”, acrescentou Medeiros.

O objetivo do evento é mobilizar os participantes a mapearem o contexto da região, considerando seus aspectos sociais, culturais e econômicos, para facilitar a visão sistêmica dos problemas que são, cotidianamente, enfrentados pelas pessoas e gerar soluções ativas para combatê-los. A gerente de educação do Sebrae aponta ainda a importância de promover a reflexão dos estudantes acerca dos impactos dos projetos e da riqueza de possibilidades que se apresentam no desafio de construir uma sociedade melhor.

As atividades vão acontecer das 18h30 às 21h30, durante os quatro dias da Feira do Empreendedor, totalizando a carga horária de 12h. Todos os participantes receberão certificado. A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Banco do Brasil, Caixa, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.

Programação:
ENCONTRO 1 – GRANDES DESAFIOS, GRANDES IDEIAS
Atividade 1- Jogo das Observações
Atividade 2 – Decifrando Problemas
Atividade 3 – Conhecendo o Design Thinking
Atividade 4 – O Ciclo da Descoberta.
Atividade 5 – Interpretação, análise e síntese.
Atividade 6 – Mapa do Caminho – Encerramento.

ENCONTRO 2 – EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO
Atividade 1 – Ideação – Gerando ideias criativas
Atividade 2 – Dica do especialista – Mentor em ação
Atividade 3 – Escolhendo a “Ideia” – O Melhor Caminho
Atividade 4 – Experimentação – Protótipo do Mínimo Produto Viável – MVP
Atividade 5 – Storyboard – Contando uma história
Atividade 6 – Encerramento

ENCONTRO 3 – TRANFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS
Atividade 1 – Compartilhando Histórias
Atividade 2 – O mapa da evolução
Atividade 3 – O quadro do modelo de negócio
Atividade 4 – Proposta de valor e segmento de clientes
Atividade 5 – Canais, relacionamento com o cliente e fonte de receita
Atividade 6 – Recursos principais, atividades principais, parceiros principais
e estrutura de custo
Atividade 7 – Validando ideias

ENCONTRO 04 – GRANDES IDEIAS, GRANDES VENCEDORES

Atividade 1 – Apresentação dos modelos de negócios aos mentores
Atividade 2 – Apresentação dos modelos de negócios finalistas
Atividade 3 – Grandes ideias, grandes vencedores

Serviço: Maratona Universitária
Feira do Empreendedor PB
De 5 a 8 de outubro
Rodoshopping Edivaldo Motta, Patos – PB
Inscrições: www.feiradoempreendedorpb.com.br
Até segunda-feira, 2 de outubro.

UMCC

Recomendado pelo Google: