header top bar

section content

Wilson Filho defende celeridade na liberação de recursos para obras hídricas na Paraíba

A construção dessa adutora será possível, através de um convênio com o Ministério da Integração Nacional.

Por Priscila Belmont

13/12/2017 às 17h26

Deputado Federal Wilson Filho

O deputado federal Wilson Filho (PTB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer um apelo para que haja celeridade na liberação de recursos para a realização de obras de infraestrutura hídrica na Paraíba. O parlamentar lembrou do longo período de estiagem que atinge o Estado e reforçou o pedido sobre a importância da construção de uma adutora para abastecer a Barragem de Capivara, localizada no município de Uiraúna, no Sertão paraibano, e que atende outras 10 cidades vizinhas.

“Estamos pedindo ao ministro da Integração, Helder Barbalho, a construção de uma adutora para abastecer, em momentos críticos como esses que estamos passando, a Barragem de Capivara. O custo dessa obra está estimado em R$ 30 milhões de reais. A barragem tem registrado apenas 1,2% de seu volume, isto é, já está no seu volume morto há muito tempo! Já tivemos uma garantia dada que essa obra será realizada e, se Deus quiser, nos próximos dias, estaremos trazendo a notícia de seu início”, comentou.

Wilson Filho lembrou que a Paraíba atualmente sofre com a pior seca dos últimos anos. Dos 127 reservatórios monitorados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), 91 encontra-se com menos de 20% de seu volume total, sendo 58 deles com menos de 5% de seu volume total.

“Como representante da Paraíba tenho tentado ajudar neste aspecto. Conseguimos quase R$ 7 milhões para fazer a adutora de São José de Piranhas, cuja cidade que recebe o Eixo-Norte da Transposição das águas do Rio São Francisco do território paraibano não poderia utilizar-se da águas. A construção dessa adutora será possível, através de um convênio com o Ministério da Integração Nacional. Nós já conseguimos encaminhá-lo”, comemorou.

Ele lembrou ainda do seu esforço junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para, ainda este mês, reabrir o Pólo de distribuição de milho na cidade de Sousa, que abastece toda a região. Outra iniciativa é para a celeridade na conclusão das obras do Eixo-Norte da transposição e defesa do Funrural para resguardar os pequenos agricultores através da renegociação de suas dívidas.

Assessoria

Recomendado pelo Google: