header top bar

section content

Habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver durante a quarentena

A quarentena e a pandemia que enfrentamos traz desafios importantes e difíceis. O empreendedor precisa se adaptar e arregaçar as mangas para manter seu empreendimento em pé

Por Assessoria

07/07/2020 às 17h25

A pandemia do coronavírus (COVID-19) pegou todo mundo de surpresa. E se alguém precisa se adaptar rapidamente são os empreendedores, que tiveram que fechar portas e esperar o surto passar por sua pior fase. A quarentena ainda continua em diversos lugares e ela pode trazer lições para quem tem um negócio ou pensa em criar um.

É isso que vamos focar agora. Empreendedores vão precisar cada vez mais ser multifacetados. Não adianta só ter a ideia e esperar que pessoas a executem enquanto você manda, o trabalho precisa ter o empreendedor na linha de frente e isso significa desde aprender a editar vídeos para youtube até se preocupar com o contato direto entre seu negócio e o cliente.

A empresa precisa de uma imagem
Cada vez mais as empresas vão ter que se preocupar com a imagem online. Se antes essa imagem era uma loja física ou até como a empresa era retratada na imprensa, hoje a exposição é completa e 24 horas por dia na internet, especialmente nas redes sociais.

Por isso o empreendedor precisa pensar muito bem qual é a imagem que ele quer passar. Como se comunicar com os clientes? Como vender seu produto? Qual é o tom a ser usado? Tudo isso precisa ser pensado logo de cara. Em uma pandemia, mais ainda: todas as empresas têm que apelar para o mundo online para continuar vendendo. Como se destacar nessa concorrência enorme?

Há vários caminhos, desde oferecer pacotes personalizados com preços competitivos, ter um atendimento ao cliente realmente destacável, entendendo as “dores” do consumidor ou criando conteúdo que chama a atenção. Uma estratégia que muitas empresas estão adotando é a de gerar conteúdo nas redes sociais sobre o produto, sem parecer sempre uma propaganda.

Criar esse conteúdo é muito fácil. Aplicativos como o Wondershare Filmora permitem que iniciantes aprendam a editar vídeos, podendo criar de forma fácil e simples. Os vídeos têm grande capacidade de viralizar e não exigem enorme estrutura, podendo ser gravados até pelo celular.

Esse conteúdo pode ser variado, mas é interessante que você tente ser amplo com o conteúdo, para atingir o máximo número de pessoas possíveis, não clientes que estão procurando por um produto como o seu. Assim o alcance desse conteúdo pode ser muito maior. Exemplos legais nas redes sociais não faltam e você pode tirar algumas lições.

O empreendedor tem que ser líder
A diferença entre líder e chefe é grande. O líder está junto com seus colaboradores, estendendo a mão e participando da luta diária para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e oferecer um produto bom. O líder motiva e ensina, enquanto o chefe manda e espera o resultado.

Claro que é importante ter um distanciamento, especialmente porque pode ser necessário tomar decisões duras, mas em tempos de pandemia e quarentena fica ainda mais clara a necessidade que o empreendedor precisa ter de se envolver e saber os mínimos detalhes de sua operação. Afinal, você pode passar de um escritório com todos presentes esperando pela “ordem” para uma operação em que cada um está em um lugar e você pode ser obrigado a improvisar e pensar fora da caixa. Usando o exemplo acima, é legal que você caia de cabeça na ideia de aprender a editar vídeos para youtube porque você pode criar o modelo que será repetido depois e mostrar qual é a imagem que você quer passar de seu empreendimento. Nem que seja para delegar essa função para um colaborador depois.

Além disso, há a questão psicológica e da motivação. O tempo é de desafios e é normal ter uma queda no ânimo e na moral, especialmente para setores duramente impactados nesta pandemia. Cabe ao empreendedor entender isso e manter o trem no trilho.

Gestão de recursos
A gestão de recursos sempre é algo vital para uma empresa dar certo. Mas com a pandemia algo fica ainda mais claro: é preciso estar preparado para surpresas. E agora entre essas surpresas está incluída a possibilidade de ter que se trancar em casa e fechar as portas de seu negócio por tempo indeterminado.

O acesso a crédito ainda é muito difícil no Brasil, portanto cuidar de cada centavo e ter pouco espaço para erro faz parte da nova realidade. Com a reabertura, é difícil pensar que tudo voltará a ser o mesmo neste ano e até no começo do próximo. Por isso a gestão de recursos é fundamental e irá separar os negócios que vão sair dessa crise ainda em pé de quem terá que desistir de sua empreitada. Um bom empreendedor não pode esmorecer e precisa confiar na sua visão. É a hora de se diferenciar.

Recomendado pelo Google: