header top bar

section content

VÍDEO: Secretaria de Educação de Santa Helena realiza Jornada On-line e é elogiada pela UNDIME-PB

O comportamento humano, aprendizagem escolar e a avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia, foram os principais assuntos abordados durante o evento

Por Juliana Santos

03/12/2020 às 17h15 • atualizado em 04/12/2020 às 09h17

A Secretaria de Educação do município de Santa Helena, na região de Cajazeiras, Sertão paraibano, realizou nos dias 3, 4 e 5 de novembro o evento Jornada On-line de Educação. O debate foi transmitido pelo canal STH EDUCAR, no Youtube, e teve profissionais da educação de cerca de 50 municípios da Paraíba, também contou com a participação de profissionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu.

O comportamento humano, aprendizagem escolar e a avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia, foram os principais assuntos abordados durante o evento.

Por meio de ofício, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação da Seccional da Paraíba (UNDIME-PB), parabenizou o Prefeito Emmanuel Felipe Lucena Messias e a Secretaria Municipal de Educação pela realização do Jornada On-line de Educação. No ofício foi escrito: “O evento possibilitou a participação de diversos municípios que puderam receber as informações, interagir e se integrar nas principais e recentes informações da área da educação em tempos de pandemia”.

Na abertura do evento, o prefeito Emmanuel Messias (PSD) agradeceu aos professores de Santa Helena pelo compromisso e o esforço no sentido de garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

A secretária municipal de educação, professora Rosângela Souza, destacou o investimento que o município tem feito em políticas públicas voltadas para a concretização do direito a educação de qualidade para todos, sobretudo no que diz respeito ao acesso, a permanência e o sucesso dos estudantes. “O ano de 2020 nos trouxe um cenário novo. O qual nos fez compreender que um mundo novo nos espera. De forma inesperada, afastou os nossos professores da escola e dos estudantes. E desta maneira estes profissionais tiveram que reinventar o seu papel passando a utilizar novas formas de ensinar e aprender. Contudo, tivemos que nos deslocar do papel de gestor para o de agente de mudanças. Então, foi nesse contexto que nasceu a ideia da realização deste evento”, salientou.

VEJA TAMBÉM 

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras assina convênio com MPPB para atender população idosa, no Sertão

O primeiro dia da jornada, contou com a palestra da educadora Edigleide Rabelo, especialista em comportamento humano, que trouxe com alegria e carisma o tema “Você e suas emoções: desafios e possibilidades”, uma abordagem necessária, tendo em vista o contexto atual.

No segundo dia, o renomado educador Cipriano Luckesi, uma das maiores de referências em avaliação da aprendizagem escolar, com o discutiu o tema “Avaliação da Aprendizagem: subsídio para o ensino bem-sucedido”.

No último dia da jornada on-line, a educadora Rilma Suely, que integrou a equipe responsável pela elaboração da Base Nacional Comum Curricular, bem como a equipe responsável pela Proposta Curricular da Paraíba, abordou o complexo tema da “Avaliação em Tempos de Pandemia”, elucidando questões que preocupavam os profissionais da educação.

A Jornada On-line de Educação teve a apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba em um Concerto Didático e do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes. Também foi lançado o mini-documentário “Santa Helena: educação que transforma”, no qual educadores e estudantes deram seus depoimentos sobre a qualidade da educação santa-helenense.

A Jornada On-Line de Educação se aproxima de 15 mil visualizações no Youtube, o que evidencia a dimensão e importância do evento.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: