header top bar

section content

Covid-19: Doze municípios do Sertão da Paraíba estão em bandeira vermelha, na 14ª avaliação

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 95% dos municípios se concentram nas bandeiras laranja e amarela, 5% na vermelha e apenas 3% na verde.

Por Juliana Santos

13/12/2020 às 12h12

Doze municípios do Sertão da Paraíba estão em Bandeira vermelha. (Foto: Reprodução)

Doze municípios do Sertão paraibano foram classificados em bandeira vermelha pela 14ª avaliação do Plano Novo Normal da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Essa classificação não acontecia desde a 3ª avaliação, ocorrida em julho. De acordo com dados divulgados nesse sábado (12), pela Secretaria, 95% dos municípios se concentram nas bandeiras laranja e amarela, 5% na vermelha e apenas 3% na verde, cenário similar ao da primeira avaliação divulgada no dia 15 em junho. Este indicador é o resultado da elevação da transmissibilidade do vírus em todo Estado da Paraíba.

Os municípios classificados em bandeira vermelha foram: Catingueira, Emas, Igaracy, Mãe d’Água, Mato Grosso, Princesa Isabel, Quixabá, São Francisco, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana.

VEJA TAMBÉM

Hospitais de Cajazeiras, Piancó, Pombal e Patos chegam a 100% ocupação por pacientes com Covid

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, ressalta que as transições para bandeiras laranja e vermelha significam piora da classificação com destaque para a 1ª e 3ª macrorregiões de saúde. “A literatura científica internacional aponta que os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana”, pontua.

Quanto às ocupações hospitalares dos leitos de UTI adulto na Paraíba, os dados apontam crescimento de 7,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, 12,72% na 2ª e um expressivo crescimento de 24,71% na 3ª Macro. O secretário executivo reforça que, embora atualmente a Paraíba tenha mais leitos de UTI, 15 novos abertos recentemente, e saiba manejar melhor o paciente, a população está colaborando cada vez menos.

As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira (14).

As informações completas da 14ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério estão disponíveis no site do Governo da Paraíba.

DÁRIO DO SERTÃO

POR UNANIMIDADE

VÍDEO: Empresa desrespeita Lei aprovada na Câmara para beneficiar população de Cajazeiras

BOAS EXPECTATIVAS

VÍDEO: Prefeita de Bom Jesus fala de projetos e diz que pagar dentro do mês será prioridade

AUXÍLIO EMERGENCIAL

VÍDEO: ”Músicos de Conceição receberão ainda esta semana auxílio”, diz procurador após denúncias

DESCASO

VÍDEO: Moradores denunciam abandono em Conjunto Residencial de Cajazeiras e pedem ação da Prefeitura

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!