header top bar

section content

VÍDEO: Refugiado da Venezuela é expulso de Casa de Acolhimento em Cajazeiras e faz apelo emocionante

Jesus Escobar procurou a TV Diário do Sertão para fazer um apelo, pois precisa de ajuda financeira para tratamento de saúde, alimentação e um lugar para morar

Por Juliana Santos

15/12/2020 às 18h57 • atualizado em 15/12/2020 às 19h45

Devido a crise humanitária, o colombiano Jesus Escobar que residia na Venezuela, decidiu se refugiar no Brasil e está na cidade Cajazeiras, Sertão paraibano. O idoso não tem família e também não nenhuma renda, sofre com uma doença chamada úlcera varicosa crônica o que no país vizinho, ele não conseguiu fazer o tratamento por isso veio Brasil.

A úlcera varicosa é uma ferida que normalmente está localiza perto do tornozelo, sendo muito difícil de curar, devido a uma má circulação sanguínea do local.

O colombiano procurou a TV Diário do Sertão para fazer um apelo, pois precisa de ajuda financeira, alimentação e um lugar para morar. Atualmente ele mora em um hotel e tem que pagar R$ 25,00 por diária.

Apesar da doença, Jesus Escobar afirmar que se caso alguém tenha alguma casa em terreno plano, que precise de manutenção ele pode contribuir e assim ter um local para viver. “Não posso ir na rua nessas condições, as organizações públicas estão fechadas, mas apelo as igrejas evangélicas ou católicas, ou uma pessoa que tenha uma casa, que eu possa morar e cuidar de alguma maneira colaborar”, disse o idoso.

VEJA TAMBÉM 

Missionária da comunidade Boa Nova comemora três anos da casa de acolhimento em Cajazeiras

Como é de outro país a situação dele ainda está irregular no Brasil, por isso, também não consegue auxilio emergencial ou algum benefício da Previdência Social.

Ele afirmar que quando recebe alguma ajuda, apenas dar para comprar os remédios e cremes que precisa para o tratamento da úlcera varicosa.

O idoso estava morando na Casa de Apoio Valmira Meireles da prefeitura de Cajazeiras, mas após 15 dias foi despejado. “O diretor disse que eu não poderia ficar mais de 15 dias, pois a casa não era para idosos ou pessoa com alguma deficiência ou doente, só é apenas para moradores em situação de rua. O diretor não gostava que estivesse na casa. Alguns começaram a me descriminar socialmente, me insultaram e mandaram eu voltar para o meu país”, afirmou.

Ao Portal Diário do Sertão o coordenador da Casa de Acolhimento, Fausto Albuquerque, disse que as regras da casa são a disponibilidade de um banho, janta, local para dormir e café da manhã, para pessoas que passam o dia na rua. “Ele não quer aceitar as normas da casa, ele quer do jeito que ele quer. Ele então falou que dessa forma não iria ficar na casa e foi embora. Ele está querendo uma coisa, que não temos condição de fazer. Já procuramos outras pessoas, outro tipo de ajuda, ou dinheiro para ele procurar em outro lugar, outra cidade um local que possa ficar, mas ele não quer”, afirmou Fausto.

Quem quiser ajudar ao idoso pode procurar a sede da TV Diário do Sertão, na rua Geminiano de Sousa, primeiro andar, em cima de Alan Pneus, no centro de Cajazeiras ou ligar para o repórter José Dias Neto (83) 9 9157-2802, pois o idoso não possui aparelho celular.

O idoso sofre com úlcera varicosa. (Foto: Reprodução TV Diário do Sertão)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: