header top bar

section content

VÍDEO: Dr. Ítalo Kumamoto afirma que pelo exame de imagem o prefeito de Cajazeiras está com Covid-19

De acordo com o médico, a tomografia realizada na sexta-feira (12), no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, mostrou que 25% dos pulmões de José Aldemir estavam comprometidos pela doença.

Por Juliana Santos

15/02/2021 às 21h02 • atualizado em 15/02/2021 às 21h14

O médico Ítalo Kumamoto do Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, que estava a frente do atendimento ao prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, logo após ele ser transferido para a capital, na última sexta-feira (12), afirmou que pelo quadro clínico, o político está com o coronavírus. De acordo com o médico a tomografia mostrou que os pulmões do Zé Aldemir estavam de 20 a 25% comprometidos.

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, desta segunda-feira (15), Ítalo Kumamoto, detalhou o atendimento realizado desde a chegada do prefeito no unidade hospitalar, que de acordo com ele estava previsto para chegar em João Pessoa, na quinta-feira (11), porém o avião que iria levar político de Sousa para a Capital estava sem combustível, e teve de ser comprado na cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará.

Na sexta-feira (12), logo que José Aldemir chegou ao Memorial São Francisco foi realizada uma tomografia que mostrou que os pulmões dele estavam de 20 a 25% comprometidos pela doença. “Como critério de avaliação foi feito uma tomografia computadorizada que é muito mais sensível e muito mais importante, muitas vezes, que o exame de laboratório, que pode ser falho, não for feito na hora certa, de forma precoce ou muito tardio”, explicou Kumamoto.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Direto da UTI, prefeito de Cajazeiras fala do seu estado de saúde e desmente boatos da internet

Ítalo Kumamoto, que estava em contato com a médica plantonista dra. Giovana Bronzeado, disse que como José Aldemir não estava com o quadro grave, então seria melhor ele ir para casa e continuar o tratamento. “Dr. Giovana achou melhor ele ficar no hospital, pois Aldemir estava um pouca abatido e precisava se hidratar, concordei com médica e o prefeito foi encaminhado para um leito de UTI respiratório”, afirmou.

O Memorial São Francisco tem apenas cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível para internação de pacientes infectados e com suspeita da doença. “Acredito eu que ao chegar na UTI, o prefeito viu que iria ficar em um ambiente coletivo, e a Dr. Paula também acredito eu não não deve ter gostado, pediu para ver a tomografia do marido, já que é radiologista, discordou do diagnóstico dado pelo hospital e disse que iria levar José Aldemir para casa”, pontuou o médico.

Ítalo Kumamoto falou de atendimento a José Aldemir. (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com o médico Ítalo Kumamoto, o exame laboratorial não detectou a Covid-19, mas o laudo da tomografia atesta que o prefeito está sim infectado pelo coronavírus. “José Aldemir saiu do hospital sem diagnóstico comprovado laboratorialmente de Covid-19, no entanto, o achado da tomografia do Memorial foi bem sugestivo de Covid-19”, detalhou.

Ainda no sábado (13), Kumamoto falou por telefone, com a deputada estadual, Dr. Paula Francinete esposa de José Aldemir, que afirmou que ele estava bem e que estava tomando a medicação e nessa segunda-feira iria fazer mais exames.

Assessoria do prefeito de Cajazeiras, informou que na tarde desta segunda-feira (15) saiu o resultado de um segundo exame de Covid-19 de laboratório que deu negativo. Aldemir já tinha feito um teste, logo depois que foi internado em um hospital de Sousa, semana passada, com desidratação.

DIÁRIO DO SERTÃO

AOS POUCOS

VÍDEO: Alunos da rede municipal de ensino de Cajazeiras retornam às aulas presenciais gradualmente

PROBLEMA SE REPETE

VÍDEO: Vacinação em Cajazeiras tem tumulto, desorganização e pessoas ‘tatuando’ fichas nos braços

ELOGIOS

VÍDEO: Comandante do 5º BBM de Cajazeiras elogia cidade e diz que o Sertão da Paraíba é “diferenciado”

TRIBUNAL DE OLHO

VÍDEO: Prefeitura de Piancó recebe alerta do TCE por causa do número de contratados e altos salários

Recomendado pelo Google: