header top bar

section content

Bolsonaro nomeia uiraunense para cargo de reitor da UFCG que ficou em terceiro lugar na eleição interna

Antônio Fernandes é o terceiro colocado da lista tríplice formada após votação interna na UFCG realizada ano passado. O 1º colocado foi o professor Vicemário Simões.

Por Juliana Santos

23/02/2021 às 09h06 • atualizado em 23/02/2021 às 09h12

Antônio Fernandes ficou em 3º lugar na consulta pública para escolha do novo reitor da UFCG. (Foto: Divulgação)

O professor Antônio Fernandes natural de Uiraúna, cidade da região de Cajazeiras, no Sertão paraibano, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O decreto foi publicado nesta terça-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU).

Dos que formam a lista tríplice escolhida por votação interna da intuição ocorrida no ano passado, Antônio Fernandes é o terceiro colocado e obteve 19,47% dos votos.

O 1º colocado foi o professor Vicemário Simões, com 50,45% dos votos. Em segundo ficou o professor John Kennedy, com 30,07%.

A nomeação de Bolsonaro, de escolher o terceiro colocado da lista tríplice ocorreu da mesma com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde causou vários protestos.

VEJA TAMBÉM

Deputado federal fala sobre apoio de Bolsonaro a Antônio Fernandes para reitoria da UFCG

Semanas atrás o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que o presidente tem a prerrogativa de indicar qualquer um dos nomes da lista, sem seguir a ordem de votação.

Novo reitor

Antônio Fernandes é da cidade Uiraúna, no Sertão da Paraíba. Atualmente exerce a função de diretor do Centro do Campus da UFCG no município de Cajazeiras.

É formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP), também é professor associado da UFCG, nos cursos de Enfermagem e Medicina, e atua nas áreas de Bacteriologia Médica, Infecção hospitalar e biotecnologia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: