header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo detalha plano de contingência elaborado para o Sertão sobre abertura de leitos Covid

De acordo com o governador, o plano prevê abertura de leitos apenas nos hospitais de referência destinados para pacientes graves.

Por Juliana Santos

19/03/2021 às 20h14

Em entrevista a uma rádio do município Sousa, no Sertão paraibano, o governador João Azevêdo (Cidadania) explicou como está sendo o trabalho da Secretária Estadual de Saúde (SES), na região sertaneja, para o tratamento de pessoas infectadas pela Covid-19.

De acordo com o governador, existe um plano de contingência elaborado para a região do Sertão que prevê abertura de 92 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 102 de enfermaria. E que já estão em funcionamento 70 leitos de UTI e 91 de enfermaria nos hospitais que estão como referência no tratamento da Covid-19, na cidade de Patos, Cajazeiras, Pombal e Piancó.

VEJA TAMBÉM

Júnior Araújo comemora reafirmação do governador da obra que interliga centro de Cajazeiras à BR 230

João Azêvedo detalhou que em todo estado das 33 unidades hospitalares, 12 foram designadas para serem referência para o tratamento de pacientes com coronavírus. “Temos que entender que as outras doenças continuam acontecendo no mesmo ritmo que aconteciam antes, não dá para colocar todos os hospitais para o tratamento da Covid”, disse.

Governador da Paraíba, João Azevêdo. (Foto: José Marques/ SecomPB)

Espera por leito

O governado afirmou que nesta sexta-feira (19), na região do Sertão, apenas uma pessoa aguardava na fila de espera para ser transferida para uma UTI, mas na Capital João Pessoa, na noite anterior tinham cerca de 30 pessoas. “Isso não significa que essas pessoas não estavam sendo atendidas, estavam em Upas que não tem uma estrutura adequada para fazer o tratamento, pois um paciente grave precisa de vários médicos especializados”, detalhou o governador.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: