header top bar

section content

Nove cidades do Sertão estão em bandeira vermelha, aponta a 21ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba

Os municípios sertanejos que estão em bandeira vermelha são das regiões de Patos, de Cajazeiras, Sousa e Vale do Piancó.

Por Juliana Santos

21/03/2021 às 12h15 • atualizado em 21/03/2021 às 12h19

Os municípios de Catingueira, Emas, Igaracy, Marizópolis, Poço Dantas, Santa Teresinha, São Mamede, São José do Bonfim e Uiraúna, localizados no Sertão da Paraíba, estão em bandeira vermelha, de acordo com a 21ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba (PNNPB) da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesse sábado (20). Nenhum município está em bandeira verde.

Os nove municípios do Sertão que estão em bandeira vermelha são das regiões de Patos, Cajazeiras, Sousa e Vale do Piancó. Todos eles tem indicação de mobilidade impedida. O restante dos municípios da região sertaneja estão em bandeira laranja.

A análise aponta que ao todo 15 municípios paraibanos estão em bandeira vermelha, o que equivale a 7%, a maior participação percentual desta classificação em todas as avaliações. Outros 205 municípios (92%) figuram em bandeira laranja e apenas 3 municípios da Paraíba encontram-se na bandeira amarela.

VEJA TAMBÉM

Hospital de São José de Piranhas recebe três respirados para o tratamento de pessoas com Covid-19

A avaliação é realizada a cada 15 dias e tem como base de indicadores a quantidade de casos de Covid-19, a mortalidade, o índice de adesão ao isolamento social e a ocupação de leitos hospitalares. A divisão por cores norteia as atividades quem podem ser realizadas em determinado município, sendo verde a indicação de mobilidade livre e o vermelho de mobilidade impedida.

Na tentativa de frear a cadeia de transmissão do vírus, o Governo do Estado adotou medidas por meio do Decreto 41.086 de 09/03/2021, que está em vigor desde 11 de março até a próxima sexta-feira (26).

Já são mais de 140 leitos ativados nos últimos dias, que receberão ainda maior reforço com a ativação de mais 147, nos próximos 15 dias, totalizando 287 leitos ativos para a Covid-19. Entre estes 287 novos leitos ativos estão 78 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 161 de enfermaria e 48 unidades de decisão clínica.

A análise crítica desta 21ª avaliação do Plano Novo Normal mantém e ratifica a recomendação de máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à covid-19.

Ação policial

Também para reforçar o cumprimento do decreto estadual em todo o Estado da Paraíba está sendo realizada a “Operação Previna-se”, um esforço conjunto das forças de segurança pública, Procons e vigilâncias sanitárias, para que se possam ampliar as medidas de fiscalização e acompanhamento das medidas propostas pelo Decreto. Já foram realizadas mais de 150 de ações em todo estado, com especial destaque para os municípios paraibanos em bandeiras laranjas e vermelhas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: