header top bar

section content

VÍDEO: OAB e Defensoria de Cajazeiras recomendam proibição de tradicional encontro de caboclos de palha

Conselhos Tutelares e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município farão a fiscalização até o término da vigência do decreto estadual.

Por Juliana Santos

01/04/2021 às 21h00 • atualizado em 01/04/2021 às 21h01

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) e a Defensoria Pública da Paraíba (DP-PB) da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, recomendaram que sejam proibidas as manifestações culturais do município tradicional para o período da Semana Santa em que crianças e adolescentes, se vestem de caboclos de palhas e pedem dinheiro pelas ruas. A medida é para evitar aglomeração durante o período de pandemia da Covid-19.

A recomendação foi emitida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o advogado, Victor Torres e pela defensora pública, Aline Mota, aos Conselhos Tutelares e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, que devem coibir esse tipo de evento.

VEJA TAMBÉM

Comissão de Direitos Humanos acompanhará investigações da morte de cajazeirense: ‘É nosso papel’

De acordo com o membro da OAB , crianças e adolescentes foram vistas nas ruas da cidade desacompanhadas dos pais e também realizando aglomeração. “Isso é totalmente contrário daquilo que se propõem os feriados proposto pelos decretos municipais e estaduais”, disse.

Crianças e adolescentes costumam se vestir de caboclo de palha e pedem dinheiro pelas ruas. (Foto: Diário do Sertão)

Aos pais, o advogado fez uma apelo que os pais e responsáveis não deixem seus filhos circularem nas ruas, que mesmo as crianças tendo direto ao acesso a cultura, mas o momento é de se resguarda em casa. “Esse não é o momento de aglomerar nem de deixar os filhos soltos na rua, podendo ocorrer até acidente como também podendo transmitir o coronavírus”.

Victor Torres frisou que caso crianças e adolescentes sejam flagrados nas ruas em aglomeração e desacompanhadas dos pais, todas elas serão recolhidas pelo Conselho Tutelar e pelo Cras, que estão responsáveis pela fiscalização, até o fim da vigência do decreto estadual.

Confira a recomendação na íntegra: Recomendação Conjunta DP e CDH – Semana Santa.2021

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: