header top bar

section content

Prefeitura de Cachoeira transfere vacinas para Cajazeiras, após queda de energia para evitar perdas

Em nota, a prefeitura de Cachoeira dos Índios esclareceu que foi adquirida uma nova câmara para armazenamento das vacinas e que a empresa Energisa também foi informada do ocorrido.

Por Juliana Santos

23/04/2021 às 17h23 • atualizado em 23/04/2021 às 17h28

Cachoeira dos Índios fica na região de Cajazeiras. (Foto: Divulgação)

Uma nova queda de energia foi registrada na madrugada desta sexta-feira (23), na cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano e a Secretaria Municipal de Saúde resolveu fazer a transferência das doses de vacina contra a Covid-19 que estavam no município para a 9ª Gerência Regional de Saúde em Cajazeiras. Ainda não é possível afirmar que houve perda dos imunizantes.

Em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais, a prefeitura informou que a queda de energia ocasionou o desligamento da câmara fria que acondiciona os imunizantes e assim que foi visualizado o problema todas as vacinas foram retiradas do município seguindo o protocolo de acondicionamento e levadas para Gerência Regional de Saúde.

VEJA TAMBÉM

Governador fala da vacinação e do pedido de reforço na quantidade de doses ao Ministério da Saúde

Ainda de acordo com a nota, todos os procedimentos cabíveis foram tomados, como a compra de uma nova câmara para armazenamento das vacinas.

Além disso, a empresa ENERGISA já foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira dos Índios e pela prefeitura, desde quando houve uma queda de energia que ocasionou a perda de 133 vacinas no mês de fevereiro. “Já enviamos relatórios de equipamentos e seus consumos, bem como outras informações solicitadas pela empresa ENERGISA. É importante frisar que a ENERGISA está ciente do todos os problemas referente às quedas de energia desta cidade e não tomou as medidas necessárias”, informou a nota.

Gerência Regional de Saúde

O gerente da 9ª Gerência Regional de Saúde, Sávio Gomes, disse a reportagem do Diário do Sertão, que é prematuro afirmar que houve perda das vacinas, pois elas precisam passar por uma avaliação dos técnicos de vacina da Secretaria de Saúde da Paraíba. “Os profissionais de saúde fizeram todo o procedimento correto que é colocar em uma caixa térmica e trouxeram para a Gerência, todas as vacinas de Cachoeira dos Índios estão aqui. Estamos aguardando o relatório da Secretaria Municipal de Saúde relatando como aconteceu e será enviado para análise na Secretaria Estadual de Saúde se ocorrer alguma dúvida vai para o Ministério da Saúde. Caso seja detectado falta de resfriamento necessário as vacinas serão descartadas”, detalhou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: