header top bar

section content

VÍDEO: “CPI da Covid nos revelou o caráter genocida desse governo”, afirma socióloga

"Mesmo que a CPI não tenha resultado concreto, ela escancarou para o mundo o que é um governo irresponsável", disse a socióloga

Por Amanda Dantas

02/06/2021 às 22h10

Em entrevista ao programa Balanço Diário, a socióloga Mariana Moreira afirmou que a CPI da Covid, que apura as ações do Governo Federal durante a pandemia, revelou o ‘caráter genocida’ da gestão Bolsonaro.

“500 mil mortos em menos de dois anos. Se tivermos a mesma duração que, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial, onde teve o saldo de 6 milhões de mortos, nós vamos esse número tranquilamente”, afirmou a socióloga.

VEJA TAMBÉM 

CPI DA PANDEMIA: médica infectologista diz que não sabe o motivo da saída do Ministério da Saúde

Sobre o saldo da CPI, Mariana avalia que mesmo sem resultado concreto, a Comissão já revelou muita coisa ao mundo.

“Mesmo que a CPI não tenha resultado concreto, pra mim, ela já deixou esse saldo importantíssimo. Escancarou para o mundo o que é um governo irresponsável”, disse a socióloga.

SOBRE A CPI

O que é? CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – é um meio que dá a parlamentares, deputados e senadores, o poder de as próprias autoridades judiciais.

Quais são os pré-requisitos? De acordo com a Constituição Federal, existem três pré-requisitos para a instalação de uma CPI. 1- Um fato determinado para ser investigado; 2- Um terço das assinaturas dos políticos da Casa onde ela for assinada; 3 – Um tempo limite para o funcionamento.

O que essa Comissão pode fazer? Ela tem o poder de solicitar ao Ministério Público Federal o indiciamento dos responsáveis pelo fatos e motivos da investigação principal. Ela também tem o direito de pedir quebra de sigilos bancários e dados dos investigados, esses que são obrigados a comparecer ao depoimento.

Por que essa CPI está ocorrendo no Senado? Foram os senadores brasileiros apoiaram a abertura da investigação. No caso da CPI da Pandemia, a investigação foi apoiada por 32 senadores, o mínimo de assinaturas necessárias eram 27.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: