header top bar

section content

Posso assegurar meu veículo mesmo que não esteja em meu nome?

De acordo com os especialistas em seguros de automóveis da ComparaEnCasa, o mais comum é que um carro seja segurado em nome de um dos familiares

Por Empirika

10/08/2021 às 15h53 • atualizado em 10/08/2021 às 15h54

Foto: ilustrativa

Normalmente, ao comprar um veículo é o mesmo proprietário que é responsável pela contratação da cobertura. No entanto, geralmente em muitas famílias acontece que o carro é usado por vários membros. Portanto, é provável que surjam dúvidas sobre como gerenciar o acordo.

De acordo com os especialistas em seguros de automóveis da ComparaEnCasa, o mais comum é que um carro seja segurado em nome de um dos familiares, mas seja utilizado por vários, além do fato de que na hora de pagar o seguro, a taxa é feita por meio da conta poupança de outro deles. É aí que surgem as dúvidas, como se é possível assegurar o veículo mesmo que não esteja em meu nome?

Perguntas como essas são as que você deve entender antes de assinar com a seguradora para evitar mal-entendidos ou surpresas desagradáveis.

Em termos gerais, na circunstância de um acidente, se quem estava dirigindo não for o proprietário, a seguradora será responsável por cobrir os custos dos danos causados. Porém, um ponto importante a se ter em mente é que se a cobertura indicar acidentes causados por motoristas não estipulados, ela será rejeitada.

Assim, legalmente, a seguradora não poderia assumir, deixando os custos médicos e mecânicos para a responsabilidade do causador do acidente.

Então… É possível ou não fazer um seguro para um veículo que não está em meu nome?

Na verdade, é relativo, uma vez que existem empresas que afirmam claramente que o seguro deve estar em nome do titular e os documentos devem estar em ordem de acordo com as normas e regulamentos vigentes para preservar a apólice adquirida. Em outras palavras, nesta situação particular, não é permitida a cobertura em nome de terceiros.

No entanto, há também algumas seguradoras que não apresentam problemas nesse tipo de situação. Principalmente se forem membros da mesma família, que dirigem o mesmo carro. Mesmo assim, deve-se sempre lembrar que esses membros devem ser estipulados no acordo do segurado.

Foto: ilustrativa

Em virtude de tudo isso, é essencial ler e questionar cada um dos termos e condições que são apresentados no acordo da seguradora.O que é crucial para obter a compensação correspondente quando necessário, por isso a melhor e mais conveniente coisa a fazer é esclarecer quaisquer preocupações e dúvidas antes de assinar a apólice do veículo.

É importante mencionar que o orçamento também é um fator a ser considerado na escolha da cobertura. É por isso que, o mais apropriado seria encontrar a alternativa mais conveniente em termos de custo/benefício e o dinheiro que você pode destinar para a apólice. Para isso, você pode encontrar a ComparaEnCasa, que é uma plataforma online que permite comparar as melhores ofertas de mais de 30 empresas do país, com o objetivo de oferecer uma avaliação completa do veículo e, ao mesmo tempo, obter grandes descontos e benefícios.

Antes de contratar uma apólice, o melhor é esclarecer todas as dúvidas a quem tem a palavra oficial, e a resposta pode ficar a cargo do produtor que nos assessora ou da empresa que contratamos, desde que condicionada pelo serviço e pela política que escolhermos. Nem todos os contratos de seguro de automóvel são os mesmos e é nesse documento que os termos e condições particulares são estabelecidos.

Recomendado pelo Google: