header top bar

section content

VÍDEO: Médico faz alertas sobre problemas no fígado e esclarece quais os riscos da indigestão

Diego Galdino falou sobre as qualidades e malefícios do fígado bovino e o que pode ou não causar indigestão, além de alertar sobre os cuidados básicos com a saúde

Por José Dias Neto

07/03/2022 às 19h08 • atualizado em 07/03/2022 às 19h12

O médico gastroenterologista Diego Galdino, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, falou das qualidades e malefícios do fígado bovino e o que pode causar indigestão, além de alertar sobre os cuidados básicos com a saúde.

Dr. Diego ressalta que na mastigação já começam alguns processos enzimáticos para absorção dos alimentos que passarão pelos intestinos. Dentro desse complexo sistema que envolve pâncreas e fígado, o mal funcionamento pode causar indigestão.

“A disfunção no estômago, fígado, vias biliares, pâncreas, vesícula, intestino, podem causar algum grau de indigestão, que é quando o trato digestivo não está funcionando da forma adequada, isso seja por algum problema desenvolvido por uma doença orgânica, por alguma intoxicação alimentar ou medicamentosa, por doenças virais ou bacterianas”, explicou o especialista.

VEJA TAMBÉM

Cajazeirense sofre infarto e morre após suposta indigestão; família suspeita de ‘quentinha de fígado’


O médico adverte que problemas como pancreatite, úlceras, sangramentos do trato digestivo superior, torços intestinais, diverticulites, apendicites, insuficiência hepática aguda, insuficiência pancreática aguda, perfuração nos órgãos e anomalias vasculares podem causar o óbito.

A advertência para melhor qualidade de vida, segundo recomendação do médico, e assim evitar indigestão, é a diminuição de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Também evitar alimentos ácidos e frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, além de café, refrigerantes e massas. Atividades físicas podem evitar a esteatose e a cirrose, além da importância de ingerir líquidos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: