header top bar

section content

VÍDEO: Médico reumatologista fala sobre sintomas, tratamentos e causas das Osteoporose

Entenda a importância da detecção precoce da perda de massa óssea, possibilitando a prevenção de fraturas.

Por Moisés Conrado

19/03/2022 às 20h11 • atualizado em 19/03/2022 às 20h29

O médico Felipe Claudino esteve no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, e comentou sobre osteoporose que tem uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos e que deixa os ossos frágeis e porosos.

Nos homens, a osteoporose ocorre somente em idade mais avançada, já nas mulheres, o médico explica que há uma maior prevalência devido a menopausa que interfere na perda e ganho de massa óssea. Diante de uma queda na massa, precisa do estrogênio, hormônio decisivo na fixação de cálcio no corpo.

VEJA TAMBÉM:

VÍDEO: Médico diz como diagnosticar e tratar fibromialgia, doença que necessita de atenção

“A osteoporose é uma doença silenciosa que vai acomete o paciente sem perceber sintomas, até que chega o dia que ele pode ter uma fratura decorrente dela, por isso é necessário o tratamento, para prevenir fraturas”, afirmou.

Existe também a chamada osteoporose secundária que pode ocorrer devido o uso de corticoides, alcoolismo e tabagismo e outras doenças. Esses fatores podem também ocasionar o surgimento da doença nos jovens, pois afetam a perca de massa óssea, embora seja mais frequente em idosos.

O Dr. Fellipe também adverte a necessidade da investigação para as mulheres a partir dos 65 anos e para os homens a partir dos 70 anos através de um exame de densitometria óssea para a detecção precoce da perda de massa óssea, possibilitando a prevenção de fraturas.

PRINCIPAIS SINAIS

Por ser silenciosa, a osteoporose só e detectada na maioria das vezes em estágio avançado devido a deformação de ossos que podem provocar dor crônica ou quando ocorre fratura.

FATORES SECUNDÁRIOS

Envelhecimento, predisposição genética, sedentarismo, alcoolismo, dieta pobre em cálcio, tabagismo, além do uso de medicamentos como corticoides e de algumas doenças.

EXAME (DENSITOMETRIA ÓSSEA)

O exame é feito através de um aparelho de dupla emissão de raio-X, com menor dosagem de radiação. O diagnóstico é realizado para identificar a quantidade de massa óssea pertencente em cada região esquelética.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: