header top bar

section content

VÍDEO: No Dia Mundial da Água, ex-gerente da AESA pede uso racional das águas do Velho Chico no Sertão

João Vicente Machado falou sobre a importância desse recurso natural para a manutenção da vida na terra e para a melhoria da qualidade social

Por Diário do Sertão

22/03/2022 às 18h41 • atualizado em 22/03/2022 às 18h45

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o engenheiro João Vicente Machado, ex-diretor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e ex-gerente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), falou sobre a importância desse recurso natural para a manutenção da vida na terra e para a melhoria da qualidade social.

O engenheiro comentou sobre a transposição do Rio São Francisco e quais os benefícios que podem impulsionar o desenvolvimento do sertão paraibano. Na sua avaliação, o projeto possibilita segurança hídrica aos nordestinos que historicamente enfrentam fortes e longas estiagens.

“Se houver necessidade de água, a gente vai na torneira e tem a certeza que sairá água dela. É essa a finalidade do São Francisco”, frisou João Vicente.


VEJA TAMBÉM: Seminário do Sebrae e Fecomércio debaterá oportunidades no sertão nordestino após a chegada das águas do Rio São Francisco

Garotos tomam banho nas águas do Rio São Francisco que chegam à Paraíba

João Vicente destaca também a necessidade de haver acompanhamento das entidades públicas para uso racional e estratégico da água, para evitar poluição e contribuir com o desenvolvimento.

“É preciso que essa água seja levada ao mais distante rincão do estado da Paraíba, para que consiga conferir capilaridade e que ela se espalhe. Aos governantes municipais, junto aos órgãos ambientais, que cuidem da água em seus territórios para preservação da qualidade”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: