header top bar

section content

VÍDEO: Hospital Regional de Cajazeiras realiza mutirão de catarata e reduz fila de espera

O mutirão que contemplou 400 pessoas é mais uma etapa do projeto Ópera Paraíba, programa do Governo do Estado para extinguir as filas de cirurgias eletivas

Por José Dias Neto

31/03/2022 às 18h48 • atualizado em 31/03/2022 às 18h51

Desde a última segunda-feira (28), o Hospital Regional de Cajazeiras está realizando um mutirão para cirurgias de catarata, atendendo cerca de 400 pessoas dos 15 municípios que fazem parte da 9ª Gerência Regional de Saúde.

O mutirão é mais uma etapa do programa Opera Paraíba, um programa do Governo do Estado para extinguir as filas de cirurgias eletivas. O processo foi feito a partir de uma lista que existe na Secretaria de Estado da Saúde e liberada com base no senso populacional das cidades.

“Pra gente é motivo de muita alegria porque a gente sabe da dificuldade de se fazer essas cirurgias extremamente necessárias, e ver uma pessoa podendo ser beneficiada dignifica nosso trabalho”, afirmou o diretor do HRC, Emanuel Télamon.

O Governo do Estado lançou o programa Opera Paraíba em 2019 para contemplar mais de 12 mil paraibanos em 36 tipos de cirurgias. Ao todo, 12 hospitais da rede estadual integram a força-tarefa para a realização das cirurgias de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Como contrapartida, os municípios entram com os exames pré-operatórios e com o transporte do paciente até o hospital responsável pela cirurgia.

Hospital Regional de Cajazeiras

Uma das beneficiadas, dona Maria do Nascimento, que mora na zona rural de Cajazeiras, agradece pelo procedimento que tornará sua visão melhor novamente.

“Correu tudo bem e graças a Deus eu vou enxergar. O olho já estava ficando muito apagado, mas eu tenho certeza que agora vou ficar boa”, falou a idosa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: