header top bar

section content

VÍDEO: Mutirões de cirurgias desafogam fila no HRC: “Foi uma ajuda gigante”, comemora diretor

Mutirões no Hospital Regional de Cajazeiras foram feitos em setembro, outubro e novembro, com foco principal nas cirurgias de catarata, cuja demanda é grande no Alto Sertão

Por Jocivan Pinheiro

13/12/2021 às 16h14 • atualizado em 13/12/2021 às 16h15

Os mutirões de cirurgias eletivas do programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, que retomaram gradativamente conforme a pandemia foi sendo mais controlada, tem ajudado a desafogar as filas que se acumularam nos hospitais estaduais.

É o caso do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), onde mutirões foram feitos em setembro, outubro e novembro, com foco principal nas cirurgias de catarata, cuja demanda é grande no Alto Sertão.

“Pra gente foi uma ajuda gigante que o Opera deu porque, se a gente trazer o contexto desde o retorno do Opera em agosto, a Paraíba já operou mais de 12 mil cirurgias e só na região de Cajazeiras nós ultrapassamos as 420, se levar em consideração as cirurgias de catarata, que era coisa que não acontecia há mais de dois anos”, disse o diretor do HRC, Manoel Telamon.


VEJA TAMBÉM

Pacientes das cidades da região de Cajazeiras realizam cirurgias de catarata no Hospital Regional

Com retomada das cirurgias eletivas, governador quer acabar com ‘fila da vergonha’ em doze meses


O programa Opera Paraíba tem o objetivo de extinguir a fila de espera por intervenções cirúrgicas eletivas em todo o Estado. A iniciativa é executada de forma itinerante pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos hospitais estaduais e clínicas pactuadas. Além de catarata, o programa contempla procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral.

“As etapas do Opera vão continuar e seguirão no ano de 2022 contemplando as cirurgias de catarata, que hoje é uma necessidade gritante de Cajazeiras e região”, frisou o diretor do HRC.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: