header top bar

section content

VÍDEO: Consultor financeiro do Cajamoney fala sobre os benefícios e malefícios do cartão de crédito

O especialista afirma que o mau uso do item pode causar efeitos catastróficos e ensina a forma adequada de uso para trazer benefícios surpreendentes

Por Moisés Conrado com Welson Batista

10/07/2022 às 11h59 • atualizado em 10/07/2022 às 17h59

O consultor financeiro da Cajamoney e administrador de empresas, Argemiro Duarte conversou com o apresentador Moisés Conrado acerca dos malefícios e benefícios referentes ao uso do cartão de crédito: ‘É um vilão, ou um herói?’.

O especialista afirma que o cartão em si não faz nenhum mal a ninguém, o que realmente pode prejudicar é o mau uso do item. Pelo contrário, o cartão pode até mesmo beneficiar o comprador com acúmulo de milhas e de descontos especiais dos próprios bancos. Os cartões são utilizados desde os anos 50, com o objetivo de facilitar os pagamentos e se trata também de uma base de empréstimo, no qual os juros rotativos se tornam absurdo, caso não seja pago na data prevista.

“Muitas pessoas não tem esse conhecimento e usam o cartão como forma de socorrer, de apagar um incêndio, porém esse incêndio vai nascer novamente porque provavelmente você não terá o dinheiro”, disse.

Argemiro adverte que o mau uso do cartão se inicia no momento que você o empresta a outra pessoa. Outro risco bastante recorrente acontece nas compras mensais, quando a dívida no crédito pode virar uma bola de neve.

“Para a maioria dos brasileiros, hoje o cartão está se tornando um vilão, porque as pessoas estão com inadimplência altíssima, devido o uso irracional dos cartões”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: