header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga destaca importância do Setembro Amarelo no combate à depressão adulta e infantil

Taisy Moura conversou sobre a importância da campanha para a prevenção do suicídio, que é uma das 10 principais causas de mortalidade no mundo

Por Diário do Sertão

20/09/2022 às 17h13 • atualizado em 20/09/2022 às 17h15

O programa Vale News, da TV Diário do Vale, afiliada da TV Diário do Sertão na região do Vale do Piancó, entrevistou nesta terça-feira (20) a psicóloga Taisy Moura, que conversou sobre a importância da campanha Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade no mundo, provocada muitas vezes pela depressão.

Uma das perguntas mais frequentes sobre o tema é se a depressão é um problema que vem desde o nascimento ou pode ser analisada diante de várias perspectivas. Ela explica que episódios de aparente desânimo podem remeter à depressão, mas não somente isso. Como qualquer tipo de transtorno mental, é necessário ser analisado por cenários maiores e não somente alguns isolados.

Várias são as ocasiões que podem trazer esse ‘desânimo’, explica a psicóloga. Sejam vivências passadas, como traumas na infância, questões familiares ou situações que impactaram no desenvolvimento do ser humano; sejam de um momento atual, como luto, questões financeiras, estresse e términos de relacionamento. “Na verdade não é só um contexto e sim um apanhado de situações que podem desencadear a depressão”, disse.

A psicóloga cita também quadro depressivo em crianças, uma nova realidade que necessita de maior atenção, tanto dos pais quanto dos profissionais, por ser um contexto diferente que pode dificultar até mesmo no diagnóstico. Junto a esse, outro problema que cresce é a ansiedade infantil, que necessita também da orientação familiar, pois tem um impacto efetivo no tratamento.

“É muito importante aos pais eles procurarem perceber mais como está esse desenvolvimento dessas crianças e até que ponto esse próprio desenvolvimento pode estar refletindo nas emoções da criança. Por exemplo: contexto social, na escola, como está a interação dessa criança com os coleguinhas, o que tem chamado atenção no sentido da comunicação da criança. Naquelas crianças que têm dificuldade de verbalizar e falar o que sentem, então é trabalhado com os pais buscar nas brincadeiras, no desenho, algo que resgate uma informação e a partir daí é o momento de buscarmos uma ajuda, uma orientação para entender melhor”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: