VÍDEO: Reportagem inédita mostra os avanços nas obras do Radiotelescópio BINGO e da Cidade da Astronomia
O Sertão da Paraíba é destaque na exploração do universo, e uma cobertura exclusiva da TV e Rede Diário do Sertão leva você para dentro de um canteiro de obras que mais parece cenário de ficção científica
O Sertão da Paraíba é destaque na exploração do universo. E hoje, em uma cobertura exclusiva, a TV e Rede Diário do Sertão leva você para dentro de um canteiro de obras que mais parece cenário de ficção científica. Pela primeira vez um veículo de comunicação da Paraíba mostra a construção do gigante Radiotelescópio BINGO, em Aguiar, e o ritmo acelerado da construção da Cidade da Astronomia, em Carrapateira, cidades localizadas no Alto Sertão do estado.
Do solo seco do nosso Sertão para as profundezas do universo. O que você vê agora são imagens nunca antes mostradas por nenhum veículo de comunicação. Estamos nas cidades de Carrapateira e Aguiar, no coração do Complexo Científico do Sertão.
Aqui, o silêncio da caatinga dá lugar ao som das máquinas. É a Cidade da Astronomia ganhando forma. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Cláudio Furtado, destacou que em breve o Sertão terá o planetário mais moderno do Brasil, um museu que abordará a história do universo, um espaço para formação de profissionais da área, com auditório e salas.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Secretário garante Parque Tecnológico para Cajazeiras e curso de IA no IFPB: "Vai acontecer, sim"
- VÍDEO: João Azevêdo se reunirá com investidores em Barcelona para implantar Parque Tecnológico em Cajazeiras
- VÍDEO: João Azevêdo anuncia Centro de Convenções do Sertão em Patos e Museu de Arqueologia em Cajazeiras
“Esse equipamente servirá para a formação dos professores, para visitas de alunos e turistas, para o desenvolvimento regional. Carrapateira vai receber bastantes turísticas. Então, vai impulsionar toda a cadeia de desenvolvimento aqui”, destaca o secretário.

Canteiro de obras da Cidade da Astronomia, no município de Carrapateira-PB (Foto: TV Diário do Sertão)
Seguimos pelas estradas do Sertão e chegamos na zona rural de Aguiar, no Vale do Piancó. Aqui o Radiotelescópio BINGO se levanta como um gigante de aço. Ele não vai apenas olhar para as estrelas; ele vai atrair cientistas de todo o planeta. Mas a revolução é ainda maior. É a criação de uma Rota do Turismo Científico nunca visto no interior do Nordeste.
Os investimentos unem o Governo do Estado da Paraíba, o BNDES, o Governo Chinês, Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/FINEP) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
“É o maior radiotelescópio da América Latina e o maior do mundo dedicado a investigações de energia e matéria escura do universo, e está na sua fase de concretagem das bases para a montagem da sua estrutura metálica”, explica Cláudio Furtado.
Imagine sair das pegadas dos dinossauros em Sousa, passar pelo mistério das estrelas em Carrapateira, conhecer o Radiotelescópio BINGO, em Aguiar, e terminar na história da nossa gente, no Museu de Arqueologia em Cajazeiras. É uma linha do tempo interligando o Sertão em um pacto pela educação nas regiões de Sousa, Vale do Piancó e Cajazeiras.

Secretário Cláudio Furtado nos estúdios da TV Diário do Sertão em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)
“O impacto é muito grande porque você está fazendo desenvolvimento regional impulsionado por ciência e tecnoligia, mas está pensando em desenvolver as vertentes de cada município para que eles possam, dentro da economia crativa, da cultura, do turismo, desenvolver meios de atrair investimentos e aumentar os empregos para essa região, ou seja, além da importância científica de cada equipamento, você está gerando desenvolvimento para essa região”, finaliza Furtado.
FOTOS DA ROTA DO COMPLEXO CIENTÍFICO DO SERTÃO
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


























Deixe seu comentário