header top bar

section content

VÍDEO: Moradores reclamam de derrubada de árvores pela prefeitura na Zona Norte de Cajazeiras

A derrubada foi para que a prefeitura pudesse iniciar a obra de pavimentação da rua. No entanto, um ambientalista disse que a ação foi feita de forma autoritária sem consultar a população

Por Jocivan Pinheiro

30/09/2022 às 16h58 • atualizado em 30/09/2022 às 17h03

Moradores da Rua Januário Rolim de Albuquerque, na Zona Norte de Cajazeiras, chamaram a reportagem da TV Diário do Sertão para fazerem uma reclamação pública contra a prefeitura após a derrubada de várias árvores do logradouro.

No local, a reportagem constatou muitas árvores arrancadas pelo caule e ainda no chão. Segundo os próprios moradores, a derrubada foi para que a prefeitura pudesse iniciar a obra de pavimentação da rua com calçamento.

No entanto, o professor Cleanto Beltrão, que atua na área de Direito Ambiental, não autorizou a derrubada de árvores em frente à sua casa e disse que a ação da prefeitura foi feita de forma autoritária sem consultar a população.

“Nós queremos o calçamento. Aliás, é um calçamento que chega até tardio pra gente. A gente quer o calçamento, mas a gente quer respeito pela comunidade”, disse o professor.

Árvores derrubadas na Rua Januário Rolim de Albuquerque

Resposta da secretária de Meio Ambiente

O Diário do Sertão procurou a secretária de Meio Ambiente de Cajazeiras, Brankinha Abreu, e ela explicou que, de fato, as árvores foram derrubadas para iniciar o calçamento da rua, que é uma reivindicação antiga dos moradores.

Brankinha esclareceu que existe uma norma da Caixa Econômica Federal que para aprovar crédito a ente público com objetivo de executar obra de pavimentação, o logradouro precisa estar nas dimensões mínimas de exigência. No caso da Rua Januário Rolim de Albuquerque, as árvores que estavam fora de alinhamento atrapalhavam a execução da obra por causa das dimensões.

Contudo, Brankinha ressalta que a empresa deveria ter consultado a Secretaria de Meio Ambiente antes de derrubar as árvores. Como não houve esse diálogo, a secretaria notificou a empresa.

“De fato, é uma oportunidade para chamar atenção quanto à importância do trabalho em conjunto para que, quando da necessidade de retirada de uma árvore, haver essa procura pela Secretaria de Meio Ambiente no sentido de analisar a real necessidade de retirada e aprovação para a retirada”, falou Brankinha.

A secretária disse ainda que a prefeitura vai abrir diálogo com a comunidade para explicar o contexto da obra e chegar a uma decisão coletiva com os moradores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: