header top bar

section content

VÍDEO: Radialista de Cajazeiras, dono de voz romântica e marcante da cidade, fala sobre trajetória de vida

Jamilson Venceslau, conhecido como Salgadinho, falou da sua trajetória como radialista, os desafios da profissão, os grupos de sucesso e do empreendimento de mensagens

Por Diário

09/02/2023 às 18h34 • atualizado em 09/02/2023 às 18h38

O programa Interview Personalidades entrevistou o radialista Jamilson Venceslau, 46 anos, conhecido como Salgadinho, dono de uma das vozes mais marcantes e românticas do rádio cajazeirense. Jamilson falou sobre sua trajetória no rádio, sobre a família, os sonhos e os empreendimentos de sucesso.

O radialista nasceu em Cajazeiras e relembrou a infância humilde que viveu no bairro São Francisco, onde reside com a família. Ele explicou de onde veio o apelido “Salgadinho” que utiliza até hoje. Segundo ele, antes de sua estreia na rádio o amigo Adriano Cabelereiro o chamou para fazer um corte de cabelo e ao sair do salão foi confundido com o cantor Salgadinho do Katinguelê, grupo de samba que surgiu na década de 80.

“Eu saí do salão e coloquei os óculos na cabeça, estilo Salgadinho do Katinguelê, naquela época era um estouro o Katinguelê. Quando sai de lá ia passando duas meninas com a mãe, uma delas me viu e falou ‘Salgadinho!’, aí eu olhei ‘será que é comigo?’, continuei andando, aí outra menina ‘é Salgadinho mãe!'”, contou.

Ele explicou que depois do episódio foi para rádio em que ia estrear e contou a história, então todos começaram a brincar com o apelido. “Nilvan [Ferreira] acabando o programa, já sabendo de toda história da brincadeira do Salgadinho, disse ‘Daqui a pouco Tarde Total com Jamilson Venceslau, o Salgadinho da 88’, daí para cá”, relembrou o radialista.

Em sua trajetória Jamilson relembra todas as rádios que já passou na cidade de Cajazeiras e informa que hoje apresenta um programa aos domingos na rádio +FM. Ele contou também como surgiu o sonho de seguir a carreira de locutor, disse que desde muito jovem, quando trabalhava de ajudante de pedreiro com o pai, ficava ouvindo os programas de rádio e sonhando em um dia também estar lá. Contou ainda que brincava na frente do espelho com um desodorante como microfone e fingia apresentar um programa.

Radialista Salgadinho no programa Diário News (Foto: Alberto Filho)

Como inspiração para sua carreira apontou o locutor Sergio Bocca.  “Eu fiquei lá em São Paulo e ouvia muito o Sergio Bocca, um dos maiores comunicadores do país, eu ouvia muito ele com as traduções, lendo mensagens; eu deitava na minha velha beliche fechava os olhos e me via ali falando; me inspirei no Sergio Bocca, até hoje a maioria dos meus programas são programas românticos de mensagens e traduções”, contou.

Sobre a família Salgadinho disse que são quem lhe dão forças e sempre estão ao seu lado. Ele falou também que os filhos “são bençãos na minha vida que Deus me deu, são meninos maravilhosos que sempre é minha força, minha base para que consiga vencer minhas batalhas”.

O radialista destacou os desafios enfrentados para ingressar no rádio e com entusiasmo pontuou seus empreendimentos de sucesso como o grupo de whatzapp Salgado Alerta, que já somam mais de 3 mil e 500 participantes. Além da parte social os grupos também tem o objetivo de ser informativo, principalmente na área policial, o radialista informa que existe correspondentes em todas as cidades da Paraíba.

“Tenho essa felicidade de ter criado esse projeto. A gente participa de outros grupos e vimos a necessidade de um grupo nesse porte. O grupo Salgado Alerta vem ajudando a tanta gente, com campanhas; nossas campanhas são um sucesso…a gente criou esse grupo nesse intuito de ajudar as pessoas. Hoje a gente tem quatro grupos”, destacou Salgadinho.

Ele também é proprietário do Salga Mídia Studium onde oferece um serviço de mensagens gravadas para aniversários, 15 anos, datas comemorativas, de reconciliação e até mensagens fúnebres, ele conta que no início chamavam ele de louco por gravar mensagens para pessoas que partiram, mas que hoje é o único na cidade que oferece o serviço e é muito procurado pela população.

Sobre os sonhos Salgadinho falou que já os realizou, mas que espera um mundo melhor para todos. “Eu acho que já realizei, que foi passar por onde passei, nas emissoras de rádio deixei um nome, deixei um legado de trabalho, de honestidade, de humildade…, mas a gente tem o sonho de ver um mundo melhor, com menos violência, um mundo que as pessoas vivam melhor, principalmente aqui em Cajazeiras”, disse o radialista.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: