header top bar

section content

VÍDEO: “O Estado, de maneira ostensiva, deve tomar as rédeas”, afirma advogado sobre os ataques no RN

Valdeci filho lembra que ataques como estes já aconteceram em outras épocas e afirma que estão relacionados a reinvindicações de facções criminosas por melhores condições no sistema prisional

Por Priscila Tavares

17/03/2023 às 19h37 • atualizado em 17/03/2023 às 19h49

O advogado Valdeci Filho, em sua cola semanal Direto ao Ponto, comentou sobre os ataques no Rio Grande do Norte e disse que “o Estado, de maneira ostensiva, deve tomar as rédeas”.

O colunista lembra que ataques como estes já aconteceram em outras épocas e estão relacionados a reinvindicações de facções criminosas por melhores condições no sistema prisional.

“O Rio Grande do Norte, principalmente a cidade de Natal, é um ponto estratégico do PCC, que se instalou em 2010, segundo alguns analistas e estudiosos no assunto. Com essa expansão e a intenção do tráfico, houve um crescimento do então Primeiro Comando do Crime”, diz Valdeci.

“Em pós, o que aconteceu foi uma ruptura dentro dessa organização, que em 2012 houve a formação do Sindicato do Crime. Então diversas rebeliões, pautadas por melhores condições nos presídios, foram ocorrendo paulatinamente. Tanto é que após essa rebelião de 2017, com confronto com essas duas facções, houve uma represália do Estado quanto às condições do presídio”, completa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: