header top bar

section content

VÍDEO: Evento sobre autismo reunirá 04 municípios e mais de 500 pessoas neste final de semana no sertão

O evento tem como objetivo proporcionar uma troca de conhecimentos entre os profissionais palestrantes, professores e familiares, visando uma melhor adaptação das crianças e adolescentes que estão no espectro autista

Por Priscila Tavares

31/03/2023 às 09h08 • atualizado em 31/03/2023 às 09h12

Acontecerá neste domingo, dia 02 de abril, mais uma edição do ‘Autismo no Sertão’ e a psicóloga Samia Duarte esteve no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, para falar do evento e convidar as famílias atípicas da região para participarem.

Samia explicou que o número de pessoas com espectro autista está cada vez maior e aponta a importância do trabalho para acolher essas famílias. Ela é mãe atípica de um adolescente que está no espectro e contou que seu filho é a sua maior razão para estar na luta.

“A ideia central desse evento, o que motivou de fato foi a grande dificuldade que eu encontrei aqui no Auto Sertão há 11 anos e meio atrás quando Arthur foi diagnosticado, infelizmente eu tive que me mudar, ir embora, procurar um tratamento especializado”, disse Samia.

Além dela, esteve no programa, Samuel da Pesca, secretário de Agropecuária e Pesca de São João do Rio do Peixe, que é um dos quatro municípios que abraçaram o evento no ano de 2023. Além de São João, Triunfo, Santa Helena e Poço José de Moura estarão presentes nesta edição.

Samuel falou da importância da atuação política para atender essas família e que em seu mandato como vereador apresentou um requerimento ao qual solicitava um Centro de Tratamento do Espectro Autista para a cidade de São João.

“É um caso com números alarmantes que nós precisamos, enquanto poder público e sociedade civil, buscar conscientizar, trazer e fazer com que os municípios se adaptem. Não são os autistas que tem que se adaptar a nossa rotina, nossa realidade somos nós que temos que nos adaptar trabalhando, buscando e fazendo com que os municípios abracem essa causa do autismo e dê uma melhor qualidade de vida a eles”, ressaltou o secretário.

Sobre o evento

O evento acontecerá no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril), no sítio Areias no município de Santa Helena e iniciará às 08h da manhã. “Vamos ter um espaço kids. Essas família vão poder estar buscando uma capacitação junto com os professores com os terapeutas, com os profissionais da área de saúde e toda comunidade num evento familiar”, explicou a psicóloga.

O vento contará com profissionais especializados e reunirá escola, família, terapeutas e comunidade. As famílias terão, além de um dia de muita diversão, bastante informação a respeito do espectro autistas com profissionais da área. O evento tem a estimativa de receber 500 pessoas e os municípios parceiros disponibilizarão o transporte para as famílias que irão participar.

“Reforço o convite. Os interessados na inscrição, para os municípios de São João, Triunfo, Santa Helena e Poço José de Moura foi disponibilizado 100 vagas para cada município e a gente vai estar disponibilizando hoje mais 100 vagas”, disse Samia Duarte.

Mais informações podem ser encontradas no Instagram da psicóloga @samiaduarte_ ou pelo @familyatipica, além do whatsApp (83) 99926-7933.

Convite para o evento (Foto: Divulgação)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: