header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito revela que está dialogando com médica pediatra para abertura de UTI infantil em Cajazeiras

A médica intensivista Letícia Albuquerque é cajazeirense e atua em Recife, capital pernambucana. "Nós desejamos trazê-la para comandar e coordenar as UTI's", falou o prefeito

Por Priscila Tavares

08/05/2023 às 20h22 • atualizado em 08/05/2023 às 21h54

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), revelou em participação no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, que está dialogando com uma médica pediatra intensivista para que o Governo do Estado possa abrir UTI neonatal e pediátrica no município.

O gestor falou do caso da pequena Ana Júlia Mangueira Cardoso, de 2 anos de idade, que faleceu enquanto era transferida para UTI pediátrica em Campina Grande.

Segundo ele, o quadro clínico da criança não transmitia segurança para a equipe médica fazer a transferência. “A própria família tem conhecimento do nosso esforço, do nosso empenho, como estamos agora tentando resolver esse problema”.

Zé Aldemir disse que a instalação da UTI adulta do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) foi um trabalho seu como deputado federal e que está empenhado para instalação da unidade infantil.

“A gente já vem há algum tempo tentando da mesma forma implantar uma UTI neonatal e a UTI de pediatria em Cajazeiras. Paula [Francinete, deputada estadual] levou e entregou nas mãos do secretário do Governo do Estado uma emenda positiva de sua autoria de um milhão de reais para implantar a UTI neonatal em Cajazeiras”, afirmou.

Zé Aldemir aponta que uma das questões que dificulta a instalação é a falta de profissional especializado. “Nós precisamos ter pediatra e ter pediatras que tenham formação de intensivista para fazer funcionar a UTI neonatal e a UTI de pediatria, é isso que tem dificultado”, destacou.

‘Luz no fim do túneo’

Durante a entrevista, o gestor revelou que surgiu uma “luz no fim do túnel” e que ele está em contato com a pediatra intensivista Letícia Albuquerque, que é cajazeirense, mas atua no Recife.

Zé Aldemir afirma que já entrou em contato com Letícia por telefone e que ela tem interesse de atuar em sua terra, mas que os detalhes serão acordados com o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra. “Nós desejamos trazê-la para comandar e coordenar as UTI’s de pediatria e neonatal em Cajazeiras”, afirmou o prefeito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: