header top bar

section content

VÍDEO: Advogado Gil Trazinasso fala sobre resolução que visa fechamento de Hospitais Psiquiátricos no Brasil

Gil também é acadêmico de Medicina do UNIFSM, presidente da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAP) da instituição e detalhou as polêmicas e discursões em torno da resolução

Por Priscila Tavares

28/05/2023 às 12h31 • atualizado em 28/05/2023 às 12h32

Na coluna Direitos e Deveres do programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, o advogado Gil Trazinasso falou sobre a Resolução CNJ nº 487/2023 que trata do fechamento de Hospitais de Custódia, voltados para tratamentos psiquiátricos, em todo o Brasil.

“Uma resolução que tem causado um grande debate, principalmente entre a classe médica. Porque essa resolução visa o fechamento dos hospitais de custódia, que eram os antigos manicômios, e de tratamento psiquiátrico”, falou.

Gil Trazinasso é acadêmico de Medicina no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e presidente da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAP) da instituição. Ele detalhou as polêmicas e discursões em torno da resolução.

“Segundo o Conselho Federal de Medicina, que já se posicionou de forma contrária a resolução, não houve um devido debate junto a classe médica e as entidades de psiquiatria do país. Hoje nessa situação de pessoas que vivem nessas instituições, nós temos mais de 1.800 pessoas. Com a efetivação dessa resolução não se sabe exatamente qual será o destino dessas pessoas”, explicou o advogado.

Ele enfatiza que a resolução fala do fechamento dos hospitais de custódia, mas não deixa claro como se dará o processo de reinserção dos pacientes à sociedade. Gil informou que a resolução entraria em vigor no dia 15 de maio, mas devido as polêmicas foi suspensa.

“De fato é necessário estabelecer um debate de forma mais ampla e com a participação, não apenas das classes médicas, mas também da sociedade de modo geral tendo em vista o que pode representar para a sociedade a saída dessas pessoas dos hospitais de custódia”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: