header top bar

section content

VÍDEO: Professor de Direito de Cajazeiras fala sobre a importância do mês de Combate Mundial à LGBTFOBIA

No dia 17 de maio é comemorado o dia Mundial do Combate à LGBTFOBIA e Paulino Júnior destacou a importância da data para a comunidade

Por Priscila Tavares

01/06/2023 às 16h04

Na coluna semanal Direitos e Deveres, o professor de Direito da Faculdade Católica da Paraíba, Paulino Júnior falou sobre o mês de Combate Mundial à LGBTFOBIA.

No dia 17 de maio é comemorado o dia Mundial do Combate à LGBTFOBIA e Paulino destacou a importância da data para a comunidade.

“Uma data que deve ser lembrada, celebrada e compreendida. 17 de maio é o dia em que a homossexualidade saiu da Classificação Internacional de Doenças [CID], deixando de ser um transtorno  mental, como era considerado nos anos 90, e passando a ser uma composição identitária e de orientação do próprio indivíduo”, esclareceu o professor.

“Isso fez com que muitos estigmas que pairavam sobre pessoas LGBTs fossem vencidos, mas a luta é muito longa, é preciso sempre ratificar, reiterar e reafirmar o compromisso com a inclusão dessas pessoas em ambientes de trabalho, em postos de protagonismo e liderança, em ambientes políticos”, completou.

Ele explica que a violência contra à população LGBTQIAPN+ é um problema social que precisa ser vencido. Paulino enfatiza que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTs no mundo pelo 14º ano consecutivo.

O advogado contou que em 2019 a homotransfobia foi equiparado ao racismo, configurando-se como crime desde então.

“Isso é mais uma medida para que a gente consiga construir uma nação plural, diversificada e com respeito. Com respeito as diferenças a gente consegue pensar de forma coletiva em um potencial de desenvolvimento, em uma possibilidade de progresso, onde todas as pessoas devem ter as mesmas chances e as mesmas oportunidades”, ressaltou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: