header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga Rosângela Macedo explica como uma mulher pode identificar sinais de um relacionamento abusivo

"Uma das coisas que o abusador se mostra, a primeira coisa, ele se transforma no príncipe encantado. Ele oferece para a mulher um verdadeiro conto de fadas", falou a psicóloga

Por Priscila Tavares

03/06/2023 às 19h16

Na coluna Mulher Plena dessa semana, a psicóloga Rosângela Macedo explicou como identificar sinais de um relacionamento abusivo.

“A gente pode elencar alguns comportamentos que traduzem que tem alí um perfil de um homem abusador. O abuso está em várias áreas, mas nosso recorte aqui é o feminino, então uma das coisas que o abusador se mostra, a primeira coisa, ele se transforma no príncipe encantado. Ele oferece para a mulher um verdadeiro conto de fadas”, falou.

Outro ponto que pode ser observado num possível abusador, segundo a psicóloga, é o ciúme excessivo.

“Eles são extremamente possessivos e ciumentos. As pessoas que tem um relacionamento abusivo não conseguem ter empatia e olhar pro outro como uma pessoa, elas tem um olhar coisificado, é como se fosse uma coisa”, destacou.

Rosângela disse que uma das características, também, é o isolamento. Ela contou que o abusador irá afastar a vítima dos amigos, família e toda referência de apoio que ela possua, tornando-a cada vez mais dependente dele.

Entre as consequências que um relacionamento abusivo pode trazer para a vida da mulher, a psicóloga enfatiza à perda de identidade e baixa da autoestima.

“O abusador tem uma estratégia infalível, que é a manipulação. Ele vai distorcendo tudo que a mulher faz”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: