header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo e sexólogo explica se o homofóbico é um ‘gay enrustido’ e o que é ‘brotheragem’

Caio Graneiro falou durante sua entrevista que é preciso ter cuidado em relacionar o homofóbico ao gay enrustido, para não direcionar a culpa da violência para a vítima

Por Priscila Tavares

13/06/2023 às 11h06

O psicólogo e sexólogo Caio Graneiro falou se o homofóbico é um ‘gay enrustido’ e explicou o que é brotheragem e se é ‘coisa de gay’.

Além de psicólogo, Caio é Conselheiro Existencial pela Universidade KU Leuven, na Bélgica, tem formação como Sexólogo e em Neurociências pela PUC.

“A gente tem que tomar cuidado, porque dizer que o homofóbico é um gay enrustido quase que coloca a culpa da pessoa gay apanhar no próprio gay”, afirmou o psicólogo.

Ele explicou que é possível um desejo reprimido ser expressado em forma de violência, mas que não quer dizer que uma pessoa homofóbica é gay.

“Quando a gente reprime um desejo, reprime uma atração, isso que fica reprimido vai pro inconsciente e aquilo vai fermentando e, às vezes, sai em forma de violência. Então, às vezes, o cara que está alí sendo homofóbico ele está, justamente, sendo refém de um processo de negação que ele mesmo está vivendo”, disse.

O sexólogo aponta que o homofóbico é alguém violento, que tenta destruir no outro o que não suporta nele mesmo. “Já que ele não pode amar, ele tenta destruir”.

Em relação a religião, Caio disse que não há como afirmar que quem é gay vai para o inferno, mas que é um ambiente que reprime a sexualidade, e como consequência pode ser observado a depressão, ansiedade, processos psicóticos, podendo chegar a morte.

“Essa pessoa que reprime sua sexualidade, ela reprime porque está diante de um medo muito grande, que é o medo de ser condenado eternamente. Só que, às vezes, em nome de se salvar dessa condenação eterna, essa pessoa se condena na única vida que a gente tem certeza que tem. A consequência dessa repressão é a morte. Na tentativa de garantir a vida eterna, muitas vezes essas pessoas perdem a vida”, enfatizou o sexólogo.

O termo brotheragem é muito utilizado na relação de homens heteros. Caio explicou o significado do termo e se o homem que pratica a brotheragem pode ser gay.

“Quando dois caras brincam sexualmente um com o outro. Só quem sabe o que está incluído nessa brincadeira é quem estar lá. Pode incluir um beijo na boca até penetração e tudo mais. O que é importante? Ninguém pode dizer sobre o outro, da sua sexualidade. Para a gente definir se uma pessoa é ou não é gay, ela precisa ter um comportamento, uma identidade e um desejo”, explicou.

Segundo o psicólogo, é preciso que o desejo, o comportamento e identidade estejam alinhados para que haja um equilíbrio em relação a sexualidade do indivíduo.

Pensando no futuro, Caio Graneiro especula que a humanidade está avançando em caminho para ‘corpos de experimentações’, mas que não é em um futuro muito próximo, devido a todas as amarras religiosas que ainda existem em sociedade.

“Não é que vai ser todo mundo bi, é que vai ser todo mundo sem rótulo. Não é gay, bi, hetero, a gente vai perdendo os rótulos à medida que a gente avança, mas acho que a gente está longe”, destacou.

Serviços

Acompanhe o trabalho do psicólogo e sexólogo Caio  iro pela sua conta oficial no instagram @caiograneiro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: