header top bar

section content

VÍDEO: Filho de Íracles Pires diz que pretende lançar livro escrito pela mãe ainda este ano

Pepé Pìres revela que foi Dona Ica Pires, junto aos militares da época, que conseguiu aumentar a potencia da Rádio Difusora Cajazeiras de 1 para 10 kilowatts

Por Priscila Tavares

25/06/2023 às 10h57 • atualizado em 25/06/2023 às 11h09

Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira carrega o sobrenome de uma das figuras mais marcantes da cidade de Cajazeiras, a teatróloga, escritora, radialista e visionária Íracles Brocos Pires. Ele é filho da personalidade que dá nome ao teatro da cidade.

Pepe, como é conhecido, tem 67 anos é formado em Engenharia Mecânica e bacharel em Direito. Ele falou sobre a trajetória de vida da mãe e afirmou que Ica era uma mulher à frente de sua época. “Além disso, uma pessoa de uma capacidade de liderança enorme, fantástica”.

Ele contou que a mãe sempre recebia autoridades políticas em sua casa. Pepe relembrou momentos trágicos vividos pela mãe, como a perda do pai e do irmão.

“Quando minha mãe chegou aqui, com as capacitações que ela fez lá pelo Rio de Janeiro, com as ideias cariocas; ela terminou o segundo grau no Rio de Janeiro, terminou o científico; então houveram duas coisas muito trágicas que foi a morte do pai, em 1946, e a morte do irmão em 1952”, disse.

Dona Ica morava no Rio de Janeiro com a família, mas sempre vinha para Cajazeiras nas férias. Pepe contou que em uma dessas férias conheceu, Waldemar Pires Pereira, com quem acabou se casando.

“Minha mãe chegou aqui em 1953, depois de casada. Depois de 10 anos ela perdeu a graça, ela perdeu a novidade, então a cidade começou a escantear Ica ou ela se sentiu escanteada. Então ela resolveu ir para o Rio de Janeiro e fazer psicanálise, ela se submeteu a psicanálise durante 67, 68, 69, 70 até acho que 71. Com essa psicanálise ela mudou para enfrentar Cajazeiras novamente, então ela chegou realmente para liderar os processos”, falou.

Durante a entrevista, ele relembrou o trabalho da mãe como radialista no programa onde ela respondia cartas dos ouvinte e falou que na época tudo era feito através dos militares.

“Só se conseguia as coisas com os militares, então ela ia lá no ministério da guerra e fazia isso, e levava os documentos e etc., para aumentar a potência da rádio Difusora de Cajazeiras. Ela conseguiu ir de 1 para 10 mil kilowatts”, informou.

Pepe contou também sobre o livro, escrito por Íracles, e que ainda não foi publicado. Ele disse que ‘partes comprometedoras’ foram arrancadas pelo pai, que o original infelizmente foi perdido durante mudanças, mas que ainda existe xerox de boa parte do livre. Ele garantiu que o livro será publicado o mais breve possível. O livro contará com as páginas restantes do livro original de Ica e com depoimentos e escritas dos filhos e amigos da dama do teatro cajazeirense.

“Ela deixou um livro escrito. Eu li esse livro completamente. Eu já terminei de fazer as adaptações”

Além do livro, Pepe afirma que há um material audiovisual de um filme que foi gravado com Ica, mas que restam apenas alguns minutos da obra.

CONFIRA A ENTREVISTA NA INTEGRA

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: