header top bar

section content

VÍDEO: Nutricionista explica quando deve ser usado o Whey Protein, Creatina, Glutamina e BCAA na dieta

Pedro Medeiros é especialista em Nutrição Esportiva e Funcional e falou como os suplementação agem no organismo

Por Priscila Tavares

21/08/2023 às 12h15

Durante entrevista no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, o nutricionista Pedro Medeiros falou sobre os suplementos mais populares, quais os benefícios e a forma correta de usá-los.

Pedro tem formação em modulação intestinal e é especialista em Nutrição Esportiva e Funcional e em avaliação física ISAK-N1. Ele começou explicando sobre o uso do suplemento mais conhecido, o Whey Protein.

“É nada mais que uma proteina de alto valor biológico, ou seja, extremamente completa. Ela pode ajudar tanto na alimentação do dia-a-dia de uma pessoa normal, para complementar proteína, como pode ajudar também na manutenção e ganho de massa muscular para quem pratica atividade física”, informou.

Ele contou que para ser whey protein, o suplemente tem que atingir uma quantidade específica de aminoácidos, carboidratos e vir do soro do leite, sua matéria prima principal. Segundo ele, no caso de pessoas com intolerância à lactose, existe no mercado opções que não são tão concentradas ou até veganas. O nutricionista falou que isoladamente o uso do suplemento não trará resultados, pois deve ser feito associado à atividade física e alimentação.

“Com a atividade física, a gente obtém melhores resultados e vai conseguir também uma manutenção melhor, conseguir preservar a massa muscular de maneira mais eficiente. Isso, falando de atividade física resistida, musculação, pilates, nesse caso vai potencializar os efeitos do consumo adequado de proteína. Mas vale ressaltar, que o consumo adequado de proteína é para todas as pessoas, não só para quem pratica atividade física”, pontuou.

Pedro também destacou os efeitos do uso do whey por mulheres que estão no processo de menopausa.

“De maneira geral, a manutenção da massa muscular ajuda demais nesse quesito. Vale ressaltar que não é o whey protein de maneira direta que vai ajudar nisso, mas a atividade física pode diminuir os sintomas de estresse, ajuda na questão do controle dos sintomas hormonais. Diretamente, não é o consumo do whey protein que vai fazer isso, mas sim a manutenção ou o ganho, ou ambos, da massa muscular”, disse.

O nutricionista explicou ainda sobre outros tipos de suplementação.

Creatina

“É a junção de três aminoácidos e ajuda em treinamentos de força e explosão. A creatina também está muito ligada a função cognitiva do cérebro, o funcionamento adequado para formação de pensamentos, de entendimento, de performance do próprio cérebro. É um suplemento muito tranquilo de usar, seguro e eficaz”, afirmou.

Glutamina 

“A glutamina é um aminoácido que não é necessariamente essencial, os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo não produz, o corpo da gente produz a glutamina só que a suplementação traz muitos benefícios para questão intestinal, fazendo com que a gente melhore a absorção de muitas vitaminas e minerais, melhore a digestão e pode ajudar na cicatrização do intestino”, informou.

BCAA

“É um suplemento que não se vale à pena compra. O BCAA são aminoácidos de cadeias ramificadas, só que são um tipo de aminoácidos que se acha muito facilmente na alimentação do dia-a-dia e a suplementação desses aminoácidos não traz nenhum adicional de melhora no pós treino ou a saúde”, falou.

“Sempre que puder procure um profissional para entender suas necessidades, para ver se você tem realmente necessidade de alguma suplementação, se está conseguindo atingir a suplementação na alimentação, para que seja um consumo adequado para você. O que vale para seu amigo, parente não necessariamente vai servir para você”, ressaltou Pedro.

O Nutricionista atende pacientes em todo Brasil. Acompanhe o trabalho do Pedro Medeiros no seu perfil oficial do instagra: @pedromedeirosnutri. Para marcar consulta é pelo telefone: (82) 99999-1436

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.

Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: