header top bar

section content

VÍDEO: “O diálogo salva qualquer relação”, afirma psicóloga Rosângela Macedo ao falar do casamento

Na coluna 'Mulher Plena', Rosângela traz aspectos que devem ser levados em consideração para um relacionamento saudável

Por Priscila Tavares

09/10/2023 às 15h33

Na coluna ‘Mulher Pela’ do programa Diário News, da TV Diário do Sertão, a psicóloga Rosângela Macedo debateu o tema: “Não sou mais a mulher com quem você casou” e trouxe dicas de como manter uma relação de forma saudável.

Ela explica que dentro de uma relação, assim como na vida, a mudança é algo inevitável.

“Eu não sou a mesma mulher que era ontem, você não é o mesmo homem que era hoje de manhã. Então, tudo realmente muda, a gente não tem como frear a mudança. A mudança é algo natural, inerente do processo, da vida e do viver”, disse.

Trazendo aspectos de um relacionamento heteroafetivo, a psicóloga fala que o casamento é um ‘ritual de passagem’, onde os pais dos noivos se tornam parente e uma nova família nasce com os próprio noivos. Após o casamento, com as mudanças que são comuns, vem a chamada ‘crise dos 7 anos’ e Rosângela destaca os pontos de divergência no casamento.

“Chega um determinado período onde começam a ver problemas nesses relacionamentos. Porque cada uma das partes mudou ao longo dessa convivência. Eles passaram a aprender coisas novas, diante da rotina, diante da vida, de filhos ou não, enfim, a questão de pagar as contas, a rotina que as vezes é muito massante. Então, ocorre uma mudança”, disse.

“Muitas vezes quando esses casais, ao longo desses primeiros 7 anos, eles não dão conta de perceber que as coisas mudaram, eles mudaram e precisam rever esse acordo e muitas vezes é jogado na cara ‘você não é aquela pessoa com quem eu me casei’, claro que não é. As pessoas mudam e o próprio relacionamento faz com que a gente mude, amadureça, cresça, aprenda coisas novas e a gente precisa ter a consciência de a cada 7 anos, minimamente, fazer uma reavaliação do acordo que a gente fez”, completou a psicóloga.

Ela levantou alguns pontos que devem ser mantidos dentro de um relacionamento e ressalta a importância dos ‘momentos de casal’.

“Sair para jantar, ir para o cinema, fazer atividades só os dois, atividades românticas. Nunca esquecer do toque, do carinho, desse envolvimento afetivo, que precisa ter para o dia-a-dia. Os desejos, os sonhos, as alegrias, as dificuldades precisam ser compartilhadas. Todo casal precisa ter esse espaço do diálogo para saber o que cada um está pensando e sentindo”, destacou.

Rosângela afirma que a comunicação é essencial para todas as relações, não apenas as românticas.

“Eu sempre costumo dizer: o diálogo salva qualquer relação. Não importa se é no casamento, entre amigos, mãe e filho, pai e filho, parente, não importa. Quando a gente coloca o que sente, e é importante que o outro tenha essa habilidade de acolher, discordar, dialogar, trocar, ouvir a opinião do outro”, disse a psicóloga.

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: